HONG KONG, 23 de nov - A ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau registrou um arranque positivo, servindo cerca de 1.79 milhões de passageiros no primeiro mês de operação fluída e ordeira, segundo o Ministério dos Transportes na quinta-feira.
À meia-noite de terça-feira, o volume de pessoas que fizeram uso da ponte diariamente atingiu os 64,000, com um pico de 103,000 a 18 de novembro.
“As cifras excedem as nossas expectativas”, disse Yiu Si-wing, que representa o setor do turismo na legislatura da Região Administrativa Especial de Hong Kong. Ele acrescentou que o primeiro mês de operações da ponte teve um impacto positivo na indústria de turismo da cidade.
Ele mencionou que talvez 20% dos passageiros que usaram a ponte, apenas o fizeram para “apreciar a ponte”. Aparentemente, não teriam o objetivo de entrar em Hong Kong.
Além disso, Yiu explica, para aqueles que entraram em Hong Kong através da ponte, a maioria apenas o fizeram para uma viagem de um dia, preterindo hotéis e locais turísticos para segundo plano.
Os veículos de passageiros representaram 97.6% do total do tráfego na ponte, de acordo com o ministério. Os shuttles perfizeram 45% do total do tráfego de veículos, com automóveis privados a totalizarem outros 30.5%. Os veículos de mercadorias ocuparam 2.4% do total.
As horas de ponta ocorrem entre as 10 da manhã e o meio-dia e entre as 17h e as 19h.
Tem havido um apelo para o aumento do número das restrições diárias para o transporte coletivo de passageiros entre os eixos da ponte.
“Podemos apenas servir um máximo de 5000 passageiros diariamente devido às restrições. Mas o volume de passageiros que viajam diariamente entre Hong Kong e Macau pode ascender aos 30,000 aos fins-de-semana”, disse Teddy Chung Wai-tong, vice-presidente da Associação Transfronteiriça de Hong Kong e Macau.
Para Yiu, porém, o aumento da quota não parece urgente.
“Dado que a ponte está aberta ao tráfico há apenas um mês, seria melhor considerar e rever as políticas da quota apenas após observações mais ponderadas a longo prazo”, afirma.
A ponte abriu oficialmente a 23 de outubro. O seu complexo de pontes de 55km, túneis e ilhas conecta o oriente e o ocidente da foz do Rio das Pérolas no sul da China.
Fonte: Diário do Povo Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário