A tradição acrobática chinesa remonta a 700 a.C; isso é mais de 2.000 anos de queda, equilíbrio e malabarismo. Esculturas de pedra antiga, cerâmica de barro e trabalho escrito inicial traçam a ancestralidade dos atos espetaculares de hoje. Relíquias contam histórias de famosos acrobatas como o pai de Confúcio, que acredita ter levantado um par de portões de 500 quilos para deixar um exército passar.
A tradição acrobática chinesa remonta a 700 aC; isso é mais de 2.000 anos de queda, equilíbrio e malabarismo. Esculturas de pedra antiga, cerâmica de barro e trabalho escrito inicial traçam a ancestralidade dos atos espetaculares de hoje. Relíquias contam histórias de famosos acrobatas como o pai de Confúcio, que acredita ter levantado um par de portões de 500 quilos para deixar um exército passar.
A arte da acrobacia chinesa se desenvolveu a partir das celebrações da colheita do Ano Novo Lunar, onde os camponeses e artesãos da aldeia realizavam uma espécie de Ação de Graças chinesa. Acrobatas usariam ferramentas domésticas e itens comuns encontrados em torno da fazenda e da oficina como parte de seus feitos emocionantes. Os artistas passavam suas habilidades de geração em geração e as grandes famílias acrobáticas da China entretinham todos, desde os governantes da cidade até as pessoas da aldeia, tocando em carnavais cerimoniais e teatros públicos por todo o país.
Com o passar dos anos, enquanto a China mergulhava na agitação econômica e social, muitas belas artes foram perdidas e os acrobatas se viram à beira da extinção. Desde a Revolução de 1949, o governo tem feito grandes esforços para promover e desenvolver as artes e cultura tradicionais na China, e as acrobacias têm desfrutado de uma nova vida.
Hoje restam apenas alguns descendentes das antigas e famosas famílias de acrobacias. Esses indivíduos organizaram os artistas tradicionais da China em grupos acrobáticos profissionais com academias formais para treinar jovens, artistas promissores e empresas de renome internacional. As acrobacias chinesas modernas refletem a indústria, desenvoltura e coragem do povo chinês. Atualmente, existem mais de 120 trupe profissionais acrobáticos em toda a China e mais de 12.000 artistas.
Fundado em 1951 como o Teatro Acrobático de Shanghai, o The New Shanghai Circus ganhou mais medalhas de ouro, prata e bronze em competições nacionais e internacionais de circo até hoje do que qualquer outra empresa acrobática chinesa. De tirar o fôlego e polido à perfeição, as habilidades singulares executadas pelo The New Shanghai Circus têm suas raízes na vida cotidiana dos camponeses, fazendeiros e artesãos da dinastia Han.
"Talentos de arte circense que atingem alturas de habilidade literalmente de tirar o fôlego ... o New Shanghai Circus está proporcionando entretenimento em abundância." - The New York Times
“Raridades de dificuldades assustadoras” - Los Angeles Times
Fonte: mayoarts.org/shows/new-shanghai-circus
Nenhum comentário:
Postar um comentário