Localizada à cerca de apenas 65 km ao oeste de Hong Kong, Macau é uma cidade vibrante de contrastes históricos interessantes, cujas marcas de seu rico passado colonial lhe renderam o status de patrimônio mundial da humanidade, outorgada pela UNESCO em 2005.
Originalmente fundada por pescadores chineses oriundos das províncias de Guandong e Fujian. Macau era, no inicio da sua história, um pacato vilarejo pesqueiro do sul da China até que no auge do mercantilismo ultramarino português, por volta de 1553, os primeiros mercadores portugueses se estabeleceram na região, ao longo de uma rota marítima de comércio internacional que ligava Portugal à India, Malásia, China, Taiwan (Formosa) e Japão.
Apesar de Macau não ter sido formalmente anexada a estrutura administrativa ultramarina de Portugal até 1844, com o passar do tempo, os portugueses, foram deixando marcas profundas nesse cantinho ao sul da China que ajudaram a moldar a cidade de Macau que nós conhecemos hoje.
Nos mais de 450 anos que a cidade ficou sobre direta influência lusitana, Macau presenciou a construção de vários de seus monumentos, hoje tombados pela UNESCO, e que incluem fortificações, igrejas e casários coloniais incríveis. De quebra, ainda transformou a língua portuguesa numa das línguas oficiais de Macau.
Embora, infelizmente pouquíssimas pessoas ainda tenham o domínio pleno da língua portuguesa nos dias de hoje, as tradições culturais, culinárias e as influências arquitetônicas dos antigos senhores coloniais portugueses revelam um estilo excepcionalmente mediterrâneo em plena costa do Mar da China.
Estas influências ocidentais, misturadas aos costumes orientais, as vielas, os templos e santuários chineses fazem de Macau um local incrível de se visitar. Um local onde a globalização começou a ganhar forma a mais de 5 séculos atrás.
Além disso tudo, hoje, Macau é também conhecida como a Las Vegas do Oriente e seus opulentes hotéis/cassinos são a aposta desta região administrativa especial, por sinal, o único lugar na China onde os jogos de azar são legais, no futuro.
Então, para começar uma pequena série de posts sobre a cidade e instigar vocês a conhecer um pouco mais sobre a cidade, que tal começarmos com um post falando sobre alguns motivos para você conhecer Macau?
Fonte: https://www.viajoteca.com/motivos-para-visitar-macau/
Nenhum comentário:
Postar um comentário