Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Algumas das mais importantes cidades da China e informações úteis para o empresário brasileiro


Principais Cidades

Guangzhou (Cantão)

Resultado de imagem para guangzhou

Com 12.780.800 habitantes (2010), Guangzhou figura como a terceira maior cidade da China, depois de Xangai e Pequim, e um dos maiores centros industriais, administrativos e financeiros do país. 

Resultado de imagem para guangzhou

Resultado de imagem para guangzhouGuangzhou é o principal centro manufatureiro da região do rio Zhu Jiang, e um dos principais centros industriais e comerciais da China.  A China Import and Export Fair, também chamada de Canton Fair, é uma feira realizada todos os anos entre abril e outubro pelo Ministério do Comércio chinês. Inaugurada em maio de 1957, a Feira é um evento importante para a cidade. Essa é a maior feira de exportação e importação do mundo.

Segundo o jornal chinês Renmin Ribao, o cantonês é a principal língua para mais da metade dos habitantes de Guangzhou, enquanto o mandarim é falado de forma primária por quase toda a metade restante. O principal aeroporto da cidade é o Aeroporto Internacional de Guangzhou Baiyun, localizado no distrito de Huadu, inaugurado em agosto de 2004. Este aeroporto é o segundo maior da China em termos de tráfego. Ele substituiu o antigo Aeroporto Internacional de Baiyuan, que era muito próximo do centro da cidade e já não atendia a alta demanda.

Guangzhou possui ainda estações ligadas às ferrovias de Jingguang (Pequim-Guangzhou). No final de 2009, o trem bala de Wuhan-Guangzhou foi inaugurado, com unidades que cobrem 980 quilômetros a uma velocidade média de 320 km/h.


Shanghai (Xangai)

Resultado de imagem para xangai

Shanghai é a maior cidade da China, também, um importante centro industrial e financeiro, além de seu grande porto. É um município subordinado diretamente ao governo central. O nome da cidade pode ser traduzido como “no mar”. É banhada pelo Mar da China Oriental e fica junto à foz do rio Yang-Tsé. Originalmente uma vila cuja economia era baseada na pesca e no setor têxtil, Xangai cresceu de importância no século XIX devido à sua localização favorável do seu porto e como uma das cidades abertas ao comércio exterior em 1842 pelo Tratado de Nanquim. A cidade floresceu como um centro de comércio entre o oriente e o ocidente e tornou-se um centro multinacional de finanças e negócios ainda na década de 1930. 

Resultado de imagem para xangai

Apesar da elevada densidade populacional, o custo de vida em Shanghai é bem mais baixo que em Hong Kong. Shanghai é o maior centro comercial e financeiro da China.


Beijing (Pequim)

Resultado de imagem para beijing china

Beijing é o centro político e cultural da China. É a capital da China e diretamente administrada pelo governo central chinês. Está situada entre as cadeias de montanhas Taihang e Yanshan, com planícies a sudeste. “Beijing” significa “Capital do Norte” e o sistema político da cidade é estruturado em um governo duplo como todas as outras instituições governamentais da República Popular da China. 

Pequim é um dos maiores e mais importantes centros financeiros da China. 

Resultado de imagem para beijing china

As atividades financeiras são outro motor da economia de Pequim. 



Hong Kong

Resultado de imagem para hong kong

Hong Kong se tornou uma colônia do Império Britânico após a Primeira Guerra do Ópio (1839-1842). Originalmente confinada à Ilha de Hong Kong, as fronteiras da colônia foram estendidas em etapas para a Península de Kowloon em 1860 e, em seguida, para os Novos Territórios, em 1898. 

Imagem relacionada

Sob o princípio do “um país, dois sistemas”, Hong Kong tem um sistema político diferente do da China continental. O judiciário independente de Hong Kong funciona no âmbito da common law. A Lei Básica, a constituição da cidade, estipula que Hong Kong deve ter um “alto grau de autonomia” em todas as esferas, exceto nas relações exteriores e na defesa militar. Embora tenha um sistema multipartidário em desenvolvimento, um pequeno círculo do eleitorado controla metade da sua legislatura. 

Resultado de imagem para hong kong

Seu pequeno território e a consequente falta de espaço causou uma forte demanda por construções mais densas e altas, o que desenvolveu a cidade como um centro para a arquitetura moderna e a tornou uma das mais verticais do planeta. Hong Kong também tem um dos maiores PIB per capita do mundo. O espaço denso também resultou numa rede de transportes altamente desenvolvida, com uma taxa de transporte de passageiros superior a 90%, a maior do mundo. Hong Kong tem várias boas colocações em classificações internacionais de vários temas. Por exemplo, sua liberdade e competitividade econômica e financeira, qualidade de vida, percepção de corrupção e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) estão todos classificados nas mais altas posições. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que Hong Kong tenha a segunda maior expectativa de vida do planeta.


Nanjing (Nanquim)

Resultado de imagem para Nanjing (Nanquim)
  
Nanquim ou Nanjing é a capital da província de Jiangsu, na República Popular da China,  é um grande centro industrial, comercial e cultural. Tem universidade, academia militar, instituto superior e uma importante biblioteca. Foi, por diversas vezes, capital da China: do século III ao VI, de 1368 a 1421 e de 1928 a 1937. Nanquim, com uma área total de 6 598 quilômetros quadrados, está situada em uma das maiores zonas econômicas da China, o delta do Rio Yangtzé. O Rio Yangtzé passa do lado ocidental da cidade, enquanto que o Monte Ningzheng rodeia o norte, o leste e o sul da cidade. Fica a trezentos quilômetros a oeste de Xangai, 1 200 quilômetros ao sul de Pequim e 1 400 quilômetros a leste de Chongqing.

Resultado de imagem para Nanjing (Nanquim)Com belas paisagens e numerosos locais históricos, é uma famosa cidade histórica e cultural da China. 

Após a fundação da República Popular da China, Nanjing se tornou a capital da província de Jiangsu e a cidade com a indústria mais diversificada da província. 

Após a fundação da República Popular da China, Nanjing tem experimentado um crescimento econômico rápido. É uma das maiores cidades industriais abertas no curso inferior do rio Yangtzé e nas áreas costeiras do leste da China. Além de ser um famoso centro de transporte fluvial e terrestre. 

A cidade possui um avançado centro financeiro e uma moderna rede de trens urbanos e subterrâneos, o que a torna um dos principais destinos de indústrias têxtil que carecem de mão de obra e produtos relacionados. 



Fonte:  Camâra Chinesa de Comércio do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário