Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

As forças que mudarão o futuro da economia global

Há profundas transformações ocorrendo diante dos nossos olhos, mas às vezes não prestamos atenção nelas. E podem trazer 'grandes oportunidades'.


Atualmente, a produtividade econômica de algumas cidades da China é maior do que a de países inteiros — Foto: glaborde7/Creative Commons
Atualmente a produtividade ecônomica de algumas cidades da China, é maior de países inteiros  
Foto: glaborde7/Creative Commons


A internet foi uma mudança com impacto tão radical (ou quase tão radical), quanto teve uma vez o modelo heliocêntrico de Nicolau Copérnico ou a teoria da relatividade de Albert Einstein.

Mas também os novos consensos nesta área podem ser impulsionados por indivíduos (como Steve Jobs, Warren Buffett ou Jeff Bezos).

"Isso significa que grandes oportunidades podem vir de qualquer lugar", diz Desjardins.
"A mudança de paradigma de amanhã está acontecendo em algum lugar 
hoje", acrescenta.
A mudança de paradigma acelerou tão rapidamente que, nos últimos cinco anos, a lista das maiores empresas com ações negociadas na bolsa mudou radicalmente, como mostra o gráfico abaixo.

As 5 maiores empresas negociadas na bolsa — Foto: BBC

Aceleração do crescimento chinês

Embora não seja algo novo, chama a atenção a velocidade com que a economia e o desenvolvimento tecnológico chinês avançam. Atualmente, a produtividade econômica de algumas cidades da China é maior do que a de países inteiros.
De fato, o país tem mais de cem cidades com mais de um milhão de 
habitantes. Elas foram desenvolvidas com base na criação de fábricas, na extração de recursos naturais ou no gerenciamento de dados.
Um exemplo é o desenvolvimento observado em cidades ao redor do rio Yangtze, onde estão localizadas Shanghai, Suzhou, Hangzhou, Wuxi, 
Nantong, Ningbo, Nanjing e Changzhou. Esta última, com um Produto Interno Bruto (PIB) de US$ 2,6 trilhões, superior ao da Itália.
Por enquanto, as estimativas indicam que, entre 2017 e 2019, a China será a economia com a taxa de crescimento mais alta (35,2%) e que, até 2030, ultrapassará os Estados Unidos como líder na economia mundial.
Percentual de crescimento global estimado — Foto: BBC

Ascensão das megacidades

Nas próximas décadas, o crescimento populacional das cidades 
transformará a economia global. As projeções sugerem que haverá uma estabilização das taxas de natalidade nos países ocidentais e na China, enquanto será observado um boom demográfico e uma rápida urbanização em nações africanas e no restante da Ásia.
As 20 maiores cidades do mundo — Foto: BBC
Fonte: TOPOpor BBC
09/12/2018 , atualizado há 3 semanas
para ler na íntegra:
g1.globo.com/economia/noticia/2018/12/09/as-7-forcas-que-mudarao-o-futuro-da-economia-global.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário