Beijing, 14 fev -- A Festa da Primavera, ou Ano Novo Lunar Chinês, é a ocasião mais importante para reuniões familiares e em 2019 cai em 05 de fevereiro. A alta temporada de viagens em decorrência do festival, conhecida como Chunyun, durará 40 dias.
Durante esse período, muitos chineses retornam para o lugar onde nasceram. Cerca de 2,98 bilhões de viagens serão feitas durante a alta estação.
A Festa da Primavera é o festival mais importante no calendário chinês. As celebrações tradicionalmente começam a partir da véspera do Ano Novo e duram até a Festa das Lanternas, o 15º dia do primeiro mês lunar.
Durante a Festa das Lanternas os chineses comem raviólis doces, montam quebra-cabeças de lanterna, assistem às corridas de barcos de dragão e queimam fogos de artifício.
Segundo o calendário lunar chinês, 2019 será o Ano do Porco, que começará em 05 de fevereiro.
O QUE COMER NO ANO NOVO
O jiaozi (o ravioli chinês) é o alimento tradicional para o festival. Geralmente o recheio é de legumes, carnes, peixes e camarão. Em apenas um dos raviólis algumas famílias colocam um ingrediente especial, como nozes e tâmaras ou até moedas. Quem comê-lo é considerado o mais sortudo do Ano Novo.
No sul da China, onde as pessoas preferem arroz a trigo, as famílias consomem bolos de arroz glutinoso em vez de jiaozi. Os bolos, chamados de "nian gao" ("mais alto a cada ano"), também simbolizam um próspero ano novo.
TECNOLOGIA NO ANO NOVO
O jiaozi é parte do banquete que os chineses preparam para comer em família no Ano Novo. Como o próprio nome diz, banquete é algo grandioso que dá muito trabalho. Para resolver esse problema entram em cena pelo menos duas das quatro invenções modernas da China: pagamento móvel e compras online. As outras duas são as ferrovias de alta velocidade --que transportam milhões de uma ponta à outra da China neste período-- e as bicicletas compartilhadas --que fazem o mesmo, porém em distâncias bem menores.
Todos os anos, a alta temporada de viagem na Festa da Primavera, a Chunyun, representa a maior migração do mundo.
O QUE FAZER (E NÃO FAZER) NO ANO NOVO
Além do jiaozi, o Ano Novo chinês tem feiras em templos, lanternas vermelhas, corte de papel, bênçãos de boa sorte e homenagem a ancestrais.
O Ano Novo Lunar Chinês é marcado pelas reuniões familiares, banquetes e espetáculos.
As famílias chinesas penduram lanternas e papéis vermelhos com versos rimados em suas portas, soltam fogos de artifício e ficam acordadas até tarde para saudar a chegada do Ano Novo.
Durante a Festa da Primavera, as crianças costumam receber envelopes vermelhos com dinheiro dos pais, avós e outros parentes.
O costume teve origem há 1.800 anos e transmite os desejos dos adultos em proteger os mais jovens de doenças.
Manter a tradição é importante, mas cuidar do meio ambiente é bem mais. Apesar do significado que os fogos de artificio representam para os chineses, Beijing aprovou em dezembro um regulamento que proíbe soltá-los dentro do quinto anel rodoviário para combater a poluição.
Fora da China, as celebrações pela Festa da Primavera serão realizadas em mais de 400 cidades de mais de 130 países e regiões.
As pessoas nesses países participarão de mais de 20 tipos de eventos, incluindo festas, exibições de arte, feiras de templos e shows.
O Ano Novo Lunar Chinês se tornou festival estatutário em países como Canadá, Cingapura e Malásia.
Fonte: Agência Xinhua
Nenhum comentário:
Postar um comentário