Cercada por uma das mais bonitas cadeias de montanhas do planeta, Yangshuo foi descoberta pelo turismo no final dos anos 1970, quando mochileiros desembarcaram na West Street, fincaram raízes e passaram a fazer propaganda das belezas dessa região. Divulgação merecida: as paisagens dessa parte da China bem que poderiam estar em muita história de fantasia por aí.
Imagine incontáveis picos calcários, formados durante milhões de anos pela ação das monções. Junte a isso rios de água limpa, cavernas, plantações de arroz, templos e o estilo de vida milenar do sul da China. É isso que Yangshuo, até hoje uma cidade pequena para padrões chineses, com 300 mil habitantes, reserva aos seus visitantes. A paisagem é tão deslumbrante que foi escolhida para ilustrar a nota de 20 yuans, o dinheiro chinês.
Chegar ali não é tarefa das mais complicadas. Guilin, a grande cidade mais próxima e também repleta de belezas naturais, tem um aeroporto internacional e está a apenas 65 quilômetros de Yangshuo. Trens ligam a cidade ao restante da China e também é possível chegar até lá de ônibus.
Guilin (3n) – Yangshuo (2n)
A forma mais memorável, porém, é de barco, navegando pelo rio Li. As embarcações saem do Zhujiang Pier, a 30 minutos do centro de Guilin, e seguem lentamente rio abaixo. “A paisagem de Guilin é a mais bela debaixo do céu; a de Yangshuo é a mais bonita de Guilin”, diz um ditado famoso nessa área.
Beijing (3n) – Xian (2n) – Guilin (2n) – Shanghai (2n)
O que fazer em Yangshuo
Além do cruzeiro e dos passeios de barco motorizados pelo Rio Li, o bamboo rafting pelo Rio Yulong, um curso d’água menor e que também banha Yangshuo, é outra opção para ver as montanhas a partir da água.
São embarcações menores, de remo, para no máximo quatro passageiros e que fazem um trecho mais restrito e calmo – mas também lindo – do passeio. Espere gastar em torno de 20 dólares nesse tour, cerca de três vezes menos que o cruzeiro a partir de Guilin. Faça pelo menos uma das duas atividades. No restante do tempo, prepare-se para programas ao ar livre e no meio da natureza.
Na cidade, reserve suas noites para bares e restaurantes – tem de tudo um pouco, de bares nos terraços a boates com música alta e luzes piscantes. O prato indispensável da região é o Yangshuo Beer Fish, que é pescado por ali, cozinhado com a água do rio Li e servido com pimenta e outros temperos.
Outro programa noturno bastante concorrido é o Impression Sanjie Liu, um show de sons, danças e luzes que usa as ruas e montanhas de Yangshuo como cenário. O espetáculo ocorre o ano inteiro, em dois horários: 19h45 e 21h20.
Também é possível usar Yangshuo de base para explorar outras atrações da região, como a vila de Xingping, plantações de chá e arroz e cavernas iluminadas com luzes coloridas. Atividades como aulas de culinária, artes marciais, idiomas e tai chi chuan completam a lista de atrações.
Fonte: 360meridianos.com/por Por Rafael Sette Câmara
Nenhum comentário:
Postar um comentário