O confucionismo (儒學, Rúxué) ou confucianismo é um sistema filosófico chinês criado por Confúcio, (孔夫子). Entre as preocupações do confucionismo estão a moral, a política, a pedagogia e a religião. Conhecida pelos chineses como "ensinamentos dos sábios".
![Resultado de imagem para confucionismo na china](https://images.educamaisbrasil.com.br/content/banco_de_imagens/guia-de-estudo/D/confucio-confucionismo-religiao.jpg)
O Confucionismo, indubitavelmente, tem sido uma das maiores forças influenciadoras dentro da civilização chinesa há milênios. As ideias propagadas pelo seu fundador, Confúcio, transformaram hábitos culturais e seus valores éticos, com especial ênfase na importância da educação, e são apontadas por alguns estudiosos como um dos fatores para o crescimento econômico dos países do Leste Asiático.
|
É praticamente impossível encontrar, na história chinesa, alguém tão respeitado quanto Confúcio. Por mais de 2000 anos, ele tem sido venerado na China ao longo das gerações.
Confúcio
![Resultado de imagem para templo confucio](https://i.ytimg.com/vi/SWIahNmAsY8/maxresdefault.jpg)
![Resultado de imagem para templo confucio](https://i.ytimg.com/vi/SWIahNmAsY8/maxresdefault.jpg)
Confúcio (chamado pelos chineses de Kong Zi: Kong é o nome de família e Zi é uma forma respeitosa de tratamento significando "senhor" ou "mestre") nasceu em 551 a.C. em Zouyi, no Reino Lu, localidade situada na atual Qufu, província de Shandong, quando a China estava dividida em vários pequenos Estados em guerra entre si.
![Resultado de imagem para confucionismo na china](https://www.comprazen.com.br/imgblog/confucio-na-vida-moderna-confucionismo-ensinamentos-filosofia-sabedoria-oriental-cultura-chinesa-nosso-blog-imagem-a.jpg)
Confúcio começou suas atividades educacionais aos 30 anos. Antes dele, a educação era um privilégio da nobreza. Confúcio fundou escolas privadas e teve 3 mil discípulos em toda sua vida, ensinando-os de acordo com a capacidade de cada um.
Aos 51 anos de idade, Confúcio obteve um posto oficial no Reino Lu. Mas demitiu-se do cargo poucos anos depois, dizendo que não queria ser confundido com aqueles de cujas idéias e conceitos de valor ele não podia compartilhar. Assim, começou a viajar por diversos reinos, pretendendo persuadir seus governantes a aceitar suas idéias políticas.
Toda a sua veneração se reflete no Templo de Confúcio, Residência da Família dos Kongs e Bosque de Confúcio em Qufu.
![Resultado de imagem para qufu china](https://timedotcom.files.wordpress.com/2016/01/china-qufu-confucius.jpg)
![Resultado de imagem para qufu china](https://timedotcom.files.wordpress.com/2016/01/china-qufu-confucius.jpg)
Templo
No ano seguinte a sua morte, a casa de Confúcio foi transformada em um templo onde estavam em exposição suas roupas, chapéus, harpa, carroça e livros. Cerimônias de culto eram ali realizadas regularmente.
![Resultado de imagem para qufu china](https://whc.unesco.org/uploads/thumbs/site_0704_0007-750-0-20131203162349.jpg)
O Salão Dacheng, ou Salão de Confúcio, é a principal e mais alta construção do Templo, com muro vermelho e telhas douradas. No centro do Salão, há uma estátua de Confúcio, ladeada de estátuas de seus discípulos.
![Resultado de imagem para templo confucio](https://270daysofchina.files.wordpress.com/2015/04/img_1900.jpg?w=820&h=312&crop=1)
Residência e bosque
A leste do Templo do Confúcio, está a Residência dos Kongs composta por dezenas de pátios, que servem as residências de seus descendentes. De acordo com as tradições familiares, os descendentes diretos tinham de viver aqui prestando serviço e culto ao Grande Mestre.
O Templo, o Bosque e a Residência dos Kongs são símbolos do culto ao confucionismo na antiguidade chinesa. Os seus conjuntos arquitetônicos e o acervo documental são importantes materiais para o estudo da história, cultura e arte da China. Em dezembro de 1994, eles foram tombados pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade.
Fonte: CRIOnline
Nenhum comentário:
Postar um comentário