O monte Wutai é uma montanha sagrada do budismo chinês localizada na cabeceira do rio Qingshui (Shanxi), cercada por um grupo de cinco cumes achatados. Abriga alguns dos edifícios de madeira mais antigos da China, originários da dinastia Tang (618-907).
O Monte Wutai tem de 230 km a nordeste de Taiyuan ( 太原), capital de Shanxi. Seus cinco picos importantes, cujos nomes correspondem aos pontos cardeais, têm uma altura que oscila entre os 3.061 metros do Pico Norte e os 2.485 metros do Pico do Sul.
O Monte Wutai está, junto com o Monte Putuo em Zhejiang, o Monte Jiuhua em Anhui e o Monte Emei em Sichuan, uma das montanhas sagradas do budismo na China . Segundo a tradição, cada um dos cinco picos é habitado por uma encarnação do Bodhisattva Manjushri ( 文殊 菩萨), que ajuda seus fiéis a desenvolver-se espiritualmente e alcançar a tão desejada iluminação, pois ele é a encarnação da Sabedoria Suprema. A presença imóvel da divindade, abrigada pelos mosteiros construídos pelo homem, incita os fiéis a empreender a jornada que os levará à frente de Manjushri. O peregrino não só obtém sabedoria das mãos do Bodhisattva, mas através da peregrinação, o conhecimento é alcançado, pois isso é uma metáfora para o caminho que o homem deve seguir deste mundo para o próximo. Não é estranho, portanto, que peregrinos de diferentes países tenham chegado a este lugar remoto.
Desde o primeiro século dC, o primeiro mosteiro no Monte Wutai foi construído , houve um processo de adaptação do budismo a tradição chinesa do culto das montanhas, que encarnam o poder primordial e energia criativa da ordem cósmica. Em veneração China imperial foi relacionado ao poder político, porque neles sacrifícios foram feitos, eles eram adorados e, através deles, manifestou o Mandato do Céu ( 天命, Tianming). Esta é a razão pela qual, desde muito cedo, os rituais de proteção e preservação da nação foram associados ao culto das montanhas, entre as quais o Monte Wutai não foi exceção. Após a chegada do budismo esse culto mudou significativamente desde que a presença divina de Manjushri em uma localização geográfica real, tornou-se o Monte Wutai não só um centro internacional de peregrinação budista, mas também em uma das quatro montanhas sagradas do budismo chinês .
Embora a primeira construção conhecida em Wutai remonta a 68 dC, durante a Dinastia Han Oriental ( 东汉, 25-220), a mais antiga construção sobrevivente é o Mosteiro Nanchan ( 南禅寺) construído em 782, durante a dinastia Tang. Atualmente é considerado o mais antigo edifício de madeira preservado em todo o mundo.
O Monte Wutai não é apenas uma bela cápsula do tempo que preserva alguns dos mais belos tesouros nacionais da China, mas também contribuiu para o desenvolvimento do próprio país .
Fonte: confuciomag.com/monte-wutai
Nenhum comentário:
Postar um comentário