Aumentar as Chances de Negócios com os Chineses? “Guanxi”!
“Guanxi” (关系) é a palavra chinesa utilizada para apontar a rede de relacionamentos entre as pessoas, baseada na confiança. Indica uma forma de demonstração de responsabilidade para com o outro; a reciprocidade entre as pessoas em suas relações, formulando, assim, uma conexão de benefícios mútuos entre ambas as partes. E, no gigante asiático, um bom “guanxi” é essencial para quem deseja aumentar as chances de negócios com os chineses.
Mas por quê?
É que os chineses preferem negociar com pessoas em quem confiam, ou com quem foi indicado por pessoas de sua confiança, ao invés de fazer negócios com quem não apresenta qualquer histórico de relação.
Se, por um lado, para aumentar as chances de negócios com os chineses, você deve prezar por manter um bom “guanxi”, por outro, você também deve ter um certo cuidado. Quer ter sucesso em sua relação com parceiros na China? Então é importante ter em mente também o que você deve evitar: Mianzi!
A Influência do Confucionismo nos Negócios com os Chineses
Na China, não há um sábio com mais prestígio que Kong Fu Zi (孔夫子)– o “Venerável Mestre Kong”- também conhecido através de seu nome latinizado: Confúcio. Nascido no século V a.C., seu pensamento continua bastante enraizado na cultura chinesa, acabando por influenciar também o campo dos negócios. Um dos conceitos essenciais da filosofia do confucionismo é o “li” (礼), que pode ser traduzido como “ordenamento social”. De acordo com esse conceito, só haveria uma situação de harmonia entre as pessoas, se cada uma seguisse as normas da sociedade, que incluíam o respeito à hierarquia e às regras de etiqueta. Essas são parte essencial a serem consideradas entre os aspectos da cultura nos negócios com a China. As regras de etiqueta, rigidamente respeitadas entre os chineses, representam a obsessão do pensamento confuciano pelos protocolos de comportamento, demonstrando como essa filosofia detém um importante papel na forma de se negociar com o país asiático – e devem ser conhecidas e respeitadas à risca por quem deseja ter parcerias na China.
Encontro de Negócios com os Chineses
Chegou o momento de um encontro ou reunião de negócios com chineses? E agora, como se portar?
Nesse momento decisivo, algumas dicas de etiqueta e aspectos culturais chineses são essenciais para quem deseja aumentar as chances de negócios com os chineses.
1. Pontualidade
Primeiramente, atente-se ao local e horário de seu encontro de negócios para chegar com antecedência. É extremamente necessário que seja pontual, já que atrasos são vistos como sinal de desrespeito pela cultura chinesa. Não “perca a face” logo no início de sua reunião : se programe!
2. Cumprimento
3. Cartão de Visitas
Na China, o cartão de visitas é um instrumento de trabalho que descreve quem você é. E o momento de troca entre eles deve ser realizado de maneira muito respeitosa. Você deve entregar seu cartão com as duas mãos, com seu nome voltado à pessoa que o recebe.
4. Presentes: um Costume Chinês
Presentear é um costume chinês também no mundo dos negócios
Os chineses são bastante supersticiosos, então procure evitar presentes como relógios, objetos pretos e brancos (que podem ser muito associados à morte ou a funerais), materiais que contêm ou têm o formato do número 4 (o som do 4 é muito parecido com o a palavra “morte” e por isso é visto como um número de azar), além de tesouras e objetos cortantes (que significam que você quer cortar relações com o presenteado).
Por outro lado, o número 8 é considerado como o que traz sorte na China e os papeis de embrulhos preferidos são os nas cores vermelha e dourada. Artesanatos do país de origem e livros podem ser boas opções para se presentear seus parceiros de negócios chineses.
5. Despedidas
No momento de se despedir, é muito comum o pedido de uma foto em grupo. Prepare-se para fazer o mesmo, pois é considerado um sinal de que deseja guardar recordações do encontro. Por fim, acompanhe os empresários chineses até a saída ou veículo, virando as costas apenas quando eles já tiverem partido.
Fontes: Câmara de Comércio Brasil-China, BBC, Exame,Superinteressante,chinalinktrading.com
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