O Japão é um dos países mais admirados do mundo por ser sinônimo de boa organização, de desenvolvimento tecnológico e de estratégias inteligentes para o crescimento da nação. A cultura japonesa é marcada por tradições milenares e por costumes que preservam a natureza e a saúde. A seguir vamos falar um pouco sobre essa cultura rica e que tem muito para nos ensinar em termos de desenvolvimento.
Superação é a Marca do Japão
Se tivéssemos que definir o Japão em apenas uma palavra certamente essa seria “Superação” uma vez que ao longo da história a nação milenar precisou se reinventar muitas vezes. Mesmo em momentos difíceis como quando foram lançadas bombas atômicas em Hiroshima em 1945 ou então o acidente com a usina nuclear de Fukushima em 2014 o país soube agir com calma e se reerguer mantendo seu status de potência mundial.
Respeito Pelos Mais Velhos
Uma das bases da cultura japonesa é o respeito pelos mais velhos que é ensinado desde os primeiros anos de escola. Saber aprender com a experiência dos mais velhos e através dos exemplos ao longo da história é algo inerente a essa cultura milenar. Trata-se de compreender o que tem de melhor na sociedade e tirar proveito desses ensinamentos.
Conhecendo as Tradições Japonesas
Taiko – Tambores
Algo muito bonito a respeito da cultura japonesa é que as tradições são milenares e resistem ao tempo. Um bom exemplo disso são as apresentações de Taiko que consistem em tambores que produzem um som cheio de energia. Essa tradição está na cultura japonesa há cerca de 1.500 anos e continua bastante presente nos festivais do país e também em festivais de inspiração japonesa em países em que o povo é imigrante como o Brasil, por exemplo.
Festival O-shogatsu (Ano Novo)
Os alegres e tradicionais festivais japoneses são uma marca especial dessa cultura milenar. Um dos festivais mais populares é o O-shogatsu de ano novo em que é feita uma reunião na casa dos avós para comer macarrão, alimento que simboliza o desejo de ter uma vida longa. Quando se aproxima da meia-noite os japoneses se dirigem a santuários ou templos para pedir que tenham sorte no que vai começar.
Hanami Matsuri (Primavera)
O festival da primavera tem como objetivo central a contemplação das belas flores de cerejeiras. O período de floração das cerejeiras se dá no final do mês de março e início do mês de abril. Essas árvores podem ser encontradas por todo o país, as festividades podem acontecer em parques ou templos. Essa época do ano é bastante movimentada no país que recebe muitos turistas que desejam ver de perto a beleza das cerejeiras.
Quimono – “Coisa de Vestir”
Difícil pensar em Japão e não pensar diretamente nos lindos quimonos, palavra que significa “coisa de vestir”. A vestimenta que hoje é usada somente em ocasiões especiais ou então em casamentos temáticos é um dos reflexos da influência chinesa no Japão. Os primeiros quimonos surgiram no século IV e tinham mais detalhes rebuscados que os quimonos atuais.
Animes e Mangás
Os personagens de olhos grandes e traços marcantes conquistaram o ocidente, uma das principais marcas da cultura japonesa no mundo os animes (desenhos animados) e mangás (quadrinhos japoneses) tem temática e estilo gráfico próprio. Um dos toques mais divertidos dos mangás é a leitura de trás para frente ao melhor estilo oriental.
Gastronomia Japonesa
Se você logo pensou em sushis e sashimis saiba que embora sejam iguarias deliciosas não representam necessariamente o que está no cardápio diário dos japoneses. Uma refeição é completa para os japoneses quando tem arroz (Gohan) e uma sopa de pasta de soja que recebe o nome de Missoshiru. Os japoneses também consomem com frequência um macarrão que é chamado também de Udon ou Soba. As tigelas fundas que vemos frequentemente nos animes fazem mesmo parte do dia a dia dos japoneses em suas refeições.
A bebida favorita dos japoneses é o chá quente, mas tem que ser puro sem açúcar.
Fonte: cultura.culturamix.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário