É uma das imagens mais emblemáticas do Japão moderno: um trem-bala de nariz pontudo passando rapidamente pelo majestoso Monte. Fuji, a montanha mais alta do país. A imagem não significa apenas um triunfo da tecnologia sobre a natureza, ela simboliza a reverência pelo design de engenharia e beleza natural, que é uma das marcas da cultura japonesa. Com efeito, o trem-bala representa o próprio Japão.
Osaka (2n) – Kyoto (2n) – Takayama (1n) – Hakone (1n) – Tokyo (3n)
A imagem icônica de um trem shinkansen acelerando passado majestoso FujiO que é o Shinkansen?
Shinkansen é o termo usado para descrever trens-bala no Japão e significa literalmente “nova linha-tronco”. Às vezes chamados de serviços “super expressos” em inglês, os trens Shinkansen funcionam principalmente em pistas dedicadas e param somente nas principais estações. Eles são operados por empresas do Grupo Japan Railways (JR) e apresentam alguns dos trens mais rápidos do mundo, viajando a até 320 quilômetros por hora.
Osaka (2n) – Kyoto (2n) – Takayama (1n) – Hakone (1n) – Tokyo (3n) – Nagoya (1n) – Toba (1n) –
Nachi Katsuura (1n) – Osaka (1n)
Viajar de Shinkansen é uma experiência notável. Com o seu bilhete super expresso na mão, você chega à plataforma dedicada Shinkansen, que tem seus próprios portões. O trem desliza para a posição certa na estação (o atraso médio é de apenas 36 segundos), com as portas perfeitamente alinhadas ao longo das marcas da plataforma que indicam os números dos vagões. Se você estiver em um ponto terminal, como a Estação de Tóquio, depois que os passageiros desembarcarem, uma equipe de limpeza de ação rápida prepara o trem para sua próxima corrida com precisão militar, concluindo a tarefa em poucos minutos. Quando os passageiros embarcados são acomodados, as carruagens são pressurizadas para viagens em alta velocidade, e o trem sai da estação sem esforço, um pouco como um foguete horizontal.
Tokyo (3n) – Kanazawa ou Toyama (1n) – Gero ou Takayama (1n) – Kyoto (3n) – Osaka (1n)
Encomendar refrescos em um assento confortável em um trem Shinkansen
Um histórico invejável
Em 2014, o trem-bala do Japão comemorou 50 anos desde o seu lançamento em 1964. Aquele meio século foi nada menos que um triunfo absoluto para o trem de alta velocidade. A rede é agora a inveja de muitos países ao redor do mundo por sua velocidade e segurança. Nos 50 anos de operações da Linha Tokaido Shinkansen, ligando Tóquio e Osaka, não houve mortes ou ferimentos devido a acidentes.
Tokaido Shinkansen Line é a linha de alta velocidade mais movimentada do mundo
Tokyo (3n) – Kanazawa ou Toyama (1n) – Gero ou Takayama (1n) – Kyoto (3n) – Toba (1n) –
Nachi Katsuura (1n) – Wakayama (1n) – Osaka (1n)
Rede de trens de alta velocidade Shinkansen no Japão
Outra importante rota Shinkansen vai do norte para Tóquio. O Tohoku Shinkansen, inaugurado em seções a partir de 1982, atualmente liga a capital a Shin-Aomori, no norte de Honshu. Uma extensão para Shin-Hakodate, que passa pelo túnel submarino Seikan, trouxe serviços de trem-bala para Hokkaido pela primeira vez em março de 2016; uma nova extensão para Sapporo está prevista para cerca de 2030.
Duas linhas “mini Shinkansen” foram adicionadas à linha Tohoku Shinkansen nos anos 90. Ao contrário do Shinkansen regular, eles usam uma pista de bitola estreita convertida que é compartilhada com trens regulares. O Yamagata Shinkansen conecta Fukushima na província de Fukushima com Shinjo na província de Yamagata, enquanto o Akita Shinkansen se junta a Morioka na província de Iwate com Akita na província de Akita. Ambos os trens-bala usam parte do Tohoku Shinkansen quando partem de Tóquio e, em seguida, correm em velocidades mais baixas ao usar as trilhas compartilhadas.
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