Em 2019, a China e o Brasil completam 45 anos de relações diplomáticas, que vem se desenvolvendo de maneira sólida, trazendo benefícios tanto para o povo chinês quanto para o povo brasileiro.
Diferenças
A cultura brasileira e a cultura chinesa possuem nuances muito distintas. O ato de convidar uma pessoa para fazer uma refeição em um restaurante e pagar a conta do restaurante, por exemplo, pode receber outras interpretações no Brasil, enquanto que na China trata-se apenas de um gesto de amizade, que deve ser retribuído de mesmo modo. Ou seja, é de bom grado convidar a pessoa num segundo momento, e então pagar-lhe a refeição. Sem que isso signifique nenhum tipo de interesse emocional.
Lugares interessantes para viajar
Xi’an é uma cidade interessante para ser visitada, em especial porque a mesma já foi capital da China por três dinastias, possuindo muitos prédios e arquiteturas antigas, o que, evidencia o teor histórico da cidade.
Beijing (3n) – Xian (2n) – Guilin (2n) – Hangzhou (2n) – Suzhou (1n) – Shanghai (2n)
Xi'An |
Ao mesmo tempo, Xi’an é muito bem organizada e estruturada, possuindo também prédios muito altos, o que, de certa forma, caracteriza um choque de tempos muito interessante, tanto quanto o que ocorre em Beijing. A diferença entre Xi’an e Beijing está no fato de que a a modernização em Beijing está cada vez mais sobrepondo-se ao antigo. Fazendo desta uma cidade mais atual e internacional.
Beijing (3n) – Xian (2n) – Guilin (2n) – Shanghai (2n)
Beijing |
Projetos entre China e Brasil
O estudante Samuel, (estudante brasileiro na China), tem um projeto que gostaria de desenvolver e que beneficiaria o Brasil seria o ensino do mandarim para os brasileiros, de modo a ampliar as possibilidades de trabalho para os mesmos. Samuel acredita que o comércio entre a China e o Brasil pode ajudar o mercado brasileiro.
Seria muito interessante a existência de um instituto de divulgação da cultura brasileira na China que possa se assemelhar ao Instituto Confúcio e o papel que este desempenha no Brasil. Defende que isso aproximaria as duas culturas, que para ele no momento estão divididas por uma “muralha muito forte”, que causa a inexistência, ou o pouco diálogo entre as duas culturas.
“Atualmente recebemos muito da China, e precisamos de mesmo modo retribuir e trazer mais do Brasil para a China”. O uso do conhecimento do idioma local é importante para promover maior diálogo entre a cultura brasileira e a cultura chinesa.
Impressões sobre os 45 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e a China
Na visão de Samuel, é importante que as relações diplomáticas entre ambos os países se mantenha de modo consistente, já que, de acordo com suas pesquisas, até 2018 a China era o maior parceiro comercial do Brasil. E isso é importante, pois ajuda a economia do Brasil, e influencia no modo de vida dos brasileiros.
Fonte: Diário do Povo Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário