Lhasa, a cidade dos deuses, é o coração do Tibet e sua sede política e religiosa desde 1645. É um destino que está na lista de desejos de muitos viajantes, principalmente aqueles interessados na milenar tradição tibetana.
Lhasa, a cidade dos deuses
Como Chegar em Lhasa
A viagem até Lhasa, no coração da Região Autônoma do Tibet (TAR) pode ser feita de trem – uma viagem de 2 a 3 dias -, de carro ou ônibus a partir de Kathmandu ou de avião.
Autorização Especial para Conhecer o Tibet
Pra conhecer qualquer lugar dentro dos limites da Região Autônoma do Tibet, você vai ter que vencer uma burocracia grande. Além do visto chinês, será necessário solicitar uma autorização especial pra visitar a região, já que é um território politicamente instável.
Além disso, não é permitido turismo independente no Tibet e os turistas são obrigados a comprar pacotes prontos de agências de turismo.
Beijing (3n) – Xian (2n) – Lhasa (3n) – Shanghai (2n)
De avião até Lhasa!
De Beijing, onde aproveitar pra fazer um Roteiro Turistico em Beijing e conhecer a Grande Muralha da China, uma experiência que recomendo a todos.
Aeroporto de Lhasa. No desembarque é preciso mostrar ao exército chinês passaporte de cada um dos passageiros mais a permissão original.
A Kha-Tag Tibetana
De acordo com a crença budista, há uma espécie de energia muito forte, que eles chamam de shugs ou ktsal, que se propaga em ondas e que pode ser transmitida a objetos. Os monges estão especialmente capacitados a realizar ritos através dos quais transmitem esta energia a determinados objetos, tornando-os amuletos. Um dos objetos mais usados são as Kha-tags que podem ser de 5 cores: branca, vermelha, azul verde e amarela, as 5 cores místicas.
Beijing (3n) – Xian (2n) – Lhasa (3n) – Tsedang (1n) – Gyantse (1n) – Shigatse (1n) – Lhasa (1n) – Shanghai (2n)
Em Lhasa, antiga residência do Dalai Lama, as kha-tags são tradicionalmente brancas e são muito usadas como presentes de boas vindas, para dar sorte aos visitantes.
Beijing (3n) – Xian (2n) – Xining (1n) – Trem (1n) – Lhasa (3n) – Shanghai (2n)
Do aeroporto até a cidade se percorre por 50 minutos por uma rodovia chinesa novinha e com uma paisagem impressionante. O contraste entre as imensas montanhas e as pequenas vilas antigas ao longo do caminho com a nova estrada chinesa só confirma a ‘pressa’ do processo de ‘renovação chinesa, que está a pleno vapor no território tibetano.
Fonte: topensandoemviajar
Nenhum comentário:
Postar um comentário