Com o crescimento econômico da China, é cada vez mais comum a busca dos turistas por esse destino. No entanto, é fundamental estar atento a elementos e diferenças de cultura, linguagem e alimentação; já que isso irá garantir que sua viagem seja um sucesso.
Muitas pessoas acreditam que viajar para a China é comer com palitinhos; comprar eletrônicos e roupas baratas; e falar outra língua. No entanto, apesar destes elementos estarem presentes, existem diversas questões que você deve estar atento ao viajar para esse país.
Antes de viajar para a China, é fundamental saber que alguns elementos culturais, funcionais e de segurança são diferentes do Brasil, o que exige preparo para que sua viagem seja tranquila.
A Língua do país
Na China é utilizado o mandarim, sendo que poucas pessoas por lá falam o inglês.
Mesmo profissionais de hotéis e restaurantes costumam ter dificuldade para compreender totalmente o inglês, o que faz necessário com que você esteja atento a essa questão. É recomendado que você tenha anotado os nomes dos lugares que deseja ir, o que quer comprar, os endereços e mesmo produtos do dia a dia em chinês.
Saber algumas palavras em mandarim, como “Oi”, “Obrigado” e “Preciso de ajuda” pode ser uma boa dica para que sua viagem seja mais segura e tranquila.
A comida chinesa
Outra questão bastante importante é a diferença entre a comida chinesa da China e a “comida chinesa” que conhecemos em nossos fast-foods aqui no Brasil. Diferentemente do oferecido em redes como o China in Box, por exemplo, a comida pode ser preparada na rua.
Para aqueles que desejam mais segurança, redes de fast-food e restaurantes são recomendados. É fácil encontrar as redes de restaurantes ocidentais na China. Também é possível encontrar hipermercados e padarias de ótima qualidade.
O dinheiro chinês
Também vale estar preparado para usar o dinheiro chinês, já que a grande maioria dos lugares só aceita cartões de crédito do próprio país. Além disso, é bastante difícil encontrar lugares que aceitam cartões de crédito estrangeiro.
Vale a pena ter dinheiro em mãos, já que sacar dinheiro nas ATM (caixas eletrônicos) é bastante simples. Também vale barganhar na hora de comprar qualquer coisa na China. Para eles, esse é um ato importante e sua ausência é considerada desrespeitosa.
Transporte Público
Outra das coisas que você deve saber antes de viajar para a China é que o transporte público chinês é eficiente, mas muito cheio. Como o número de usuários é imenso, é comum encontrar trens e metrôs sempre lotados. Apesar disso, você consegue acesso à praticamente tudo usando o transporte público.
Os táxis também são muito eficientes e apresentam ótimos preços. A China conta com sistema de trens muito avançados, permitindo que você se desloque com facilidade pelo país.
Restrições da Internet
Sites de redes sociais, em especial as americanas, são restritos e proibidos na China. Esse é o caso do Facebook, do Twitter, do Youtube e de algumas ferramentas do Google.
Apesar da restrição visar evitar o acesso destes conteúdos pelos chineses, os visitantes e turistas também sofrem essa restrição, que é utilizada diretamente na rede chinesa. No entanto, existem meios alternativos para burlar essa restrição, como programas de proxy e VPN.
Fonte: chinavistos.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário