Cidade de rios, flores e música
A cidade antiga de Lijiang situa-se na província de Yunnan, sudeste da China. Quando entram na cidade, os turistas ficam imediatamente impressionados com as ruas pavimentadas com placas de pedra, chamadas de "pedras de cinco cores", por seus veios naturais multicolores.
Beijing (3n) – Xian (2n) – Kunming (1n) – Dali (2n) – Lijiang (2n) – Shanghai (2n)
Diferente de outras antigas cidades chinesas, Lijiang não tem muros altos nem a distribuição geométrica tradicional. Rotas e veredas de todas as direções fluem para uma praça central com área superior a 500 metros quadrados, conhecida como Largo Quadrangular, onde funcionava a feira mais importante da cidade. As ruas e becos são sinuosos, com habitações de madeira e barro dos dois lados. É uma cidade tranqüila e de estilo simples.
As casas da antiga cidade, em geral, são quadrangulares com habitação principal no meio. Dois blocos lado a lado, fechados por um muro em frente, formam um pátio central. A habitação principal, onde vivem os pais, está voltada onde nasce o sol; as habitações dos lados são destinadas aos filhos do dono da casa.
Os habitantes de Lijiang podem contemplara montanha Yulong, Dragão de Jade em português, coberta de neve durante o ano todo. A água que corre pela cidade vem do lago Heilongtan formado por águas vindas da montanha. O rio se divide em vários afluentes que cruzam ruas e becos da cidade e passam em frente às casas populares.
O afluente mais largo tem cinco metros e o menor não passa de um metro. Juntos, eles formam na cidade um antigo sistema de abastecimento de água de grande complexidade e sofisticação, até hoje em funcionamento.
O afluente mais largo tem cinco metros e o menor não passa de um metro. Juntos, eles formam na cidade um antigo sistema de abastecimento de água de grande complexidade e sofisticação, até hoje em funcionamento.
lago Heilongtan |
Quando acaba a feira no Largo Quadrangular, a mais importante feira da cidade, os habitantes costumam bombear as águas do rio por todas as ruas, numa limpeza coletiva e natural.
A música da etnia naxi é qualificada como "fóssil" da música antiga, por seus ritmos e pautas de mais de mil anos, uma raridade na China.
Plantar flores no pátio é outra tradição dos habitantes da cidade. Além disso, festas caseiras ou piqueniques são as formas de convívio social prediletas entre amigos e familiares.
Fonte: CRIOnline
Nenhum comentário:
Postar um comentário