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segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Viagem para a China - Monte Huangshan

Monte Huangshan
Huangshan, conhecida como "a montanha mais bonita da China", foi aclamada pela arte e pela literatura durante boa parte da história chinesa (por exemplo, o estilo "montanha e água" de Shanshui em meados do século XVI). Hoje, ela tem o mesmo fascínio por visitantes, poetas, pintores e fotógrafos que peregrinam pelo local, que é conhecido por sua magnífica paisagem composta por muitos picos e rochas de granito emergindo de um mar de nuvens.
O Monte Huangshan, frequentemente descrito como a “montanha mais bonita da China”, tem desempenhado um papel importante na história da arte e da literatura na China desde a Dinastia Tang, por volta do século VIII, quando uma lenda datada do ano 747 descreveu a montanha como a local de descoberta do elixir da imortalidade há muito procurado. Essa lenda deu nome ao Monte Huangshan e garantiu seu lugar na história chinesa. O Monte Huangshan tornou-se um ímã para eremitas, poetas e paisagistas, fascinado por sua dramática paisagem montanhosa, composta por inúmeros picos graníticos, com mais de 1.000 m de altura, emergindo por um mar de nuvens perpétuas. Durante a dinastia Ming, por volta do século XVI, essa paisagem e suas numerosas rochas de formas grotescas e antigas árvores retorcidas inspiraram o influente Shanshui (“Montanha e Água”) escola de pintura de paisagem, fornecendo uma representação fundamental da paisagem oriental na imaginação e arte do mundo.
 
A propriedade, localizada na zona climática de monção subtropical úmida da província de Anhui, na China, e cobrindo uma área de 15.400 ha com uma zona tampão de 14.200 ha, também é de grande importância por sua riqueza botânica e pela conservação de vários locais ou nacionalmente espécies endêmicas de plantas, algumas das quais ameaçadas de extinção.
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O valor cultural da paisagem cênica do Monte Huangshan entrou pela primeira vez na imaginação chinesa na dinastia Tang e tem sido apreciado desde então. A montanha foi nomeada Huangshan (Montanha Amarela) pela ordem imperial no ano de 747 e, a partir de então, atraiu muitos visitantes, incluindo eremitas, poetas e pintores, todos elogiando o cenário inspirador da montanha através de pintura e poesia, criando um rico corpo de arte e literatura de importância global. Durante a dinastia Yuan (1271-1368), 64 templos foram construídos na montanha. Em 1606, o monge Pumen chegou a Huangshan e construiu o Templo de Meditação Fahai. Na dinastia Ming (por volta do século XVI), as representações do Monte Huangshan haviam se tornado um tema favorito dos pintores de paisagens chineses, estabelecendo os influentes Escola de pintura de paisagem Shanshu i (“Montanha e Água”). Mostrar a interação do homem e da natureza neste cenário altamente cênico inspirou gerações de artistas e escritores chineses.
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Integridade
Todos os elementos que incorporam os valores do Monte Huangshan estão presentes dentro dos limites da propriedade inscrita e de sua zona-tampão designada. É uma área natural altamente cênica que mostra boas evidências de glaciação e é composta por inúmeros picos imponentes, rochas grotescas, cachoeiras, cavernas, lagos e fontes termais, todas bem protegidas. Os templos antigos (dos quais existem restos mortais de mais de 20), as inscrições rochosas e os caminhos para eles e para os pontos de vista cênicos também estão intactos e bem conservados. 
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Requisitos de gerenciamento e proteção
A propriedade do Monte Huangshan como Patrimônio Mundial é um parque nacional protegido pelas leis da China. Isso inclui: a Lei de Proteção de Relíquias Culturais (1982), a Lei Florestal (1982), a Lei de Gerenciamento de Áreas de Interesse Cênico e Histórico (1985) e a Lei de Proteção da Vida Selvagem (1988). 
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Um plano diretor para a propriedade está atualmente em implementação. Os objetivos deste plano são equilibrar a conservação da propriedade com a promoção do turismo, garantir a salvaguarda da área cênica dentro de uma estrutura de desenvolvimento sustentável para a comunidade local e elevar os padrões de gestão da conservação “digitalizando, sistematizando, refinando e humanizando ”O regime de gestão da propriedade, a fim de preservar efetivamente o valor do patrimônio artístico, cultural e ambiental do Monte Huangshan.
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Fonte: whc.unesco.org

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