O presidente Xi Jinping apelou para que se transmitisse o espírito de "amor à pátria e à Macau" ao responder a uma carta de trinta residentes seniores na Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) antes do tradicional Festival Chongyang na segunda-feira (7).
"Na China e no Japão os idosos são muito respeitados, isso ocorre porque as pessoas mais velhas detêm o conhecimento e experiência de vida e por isso são admirados pelo povo mais novo. O presidente da China - Xi Jinping -, reconhece a história de vida dos mais velhos e busca beber nessa fonte de conhecimento."
Presidente Xi Jinping aprende sobre o estabelecimento da vila de Chuangke, ou criador, e promoção de turismo rural e revitalização rural por recursos de turismo vermelho em Tianpudawan na vila de Tianpu do distrito de Xinxian, na Província de Henan, centro da China, no dia 16 de setembro de 2019.
Para marcar o evento também conhecido como Festival Duplo Nono (nono dia do nono mês do calendário lunar), uma data dedicada aos idosos, Xi estendeu suas saudações e melhores votos na carta datada no domingo aos idosos em todo o país.
Xi disse que quando leu uma carta de trinta residentes seniores de um centro de cuidados aos idosos da União Geral das Associações dos Moradores de Macau, ele se recordou do encontro com eles há 10 anos atrás, quando visitou a cidade como vice-presidente.
"Fico feliz em saber que você é apaixonado por atividades de bem-estar público e vive uma vida plena e feliz depois de se aposentar", disse Xi.
Afirmando que eles são da mesma geração da Nova China, Xi acrescentou que os idosos em Macau testemunharam mudanças tremendas que ocorreram na pátria ao longo de décadas, bem como a implementação bem sucedida de "um país, dois sistemas" em Macau.
"Vocês disseram na carta que se orgulham de ser chineses, estou confiante que sua voz representa as vozes de todo o povo de Macau", acrescentou ele.
Xi incentivou os idosos a continuarem a contar aos jovens mais histórias sobre Macau antes e depois do seu regresso à pátria, a encorajar os jovens a empenharem-se ativamente na construção da área da Grande Baía de Guangdong-Hong Kong-Macau e a juntarem as mãos para construir uma Macau ainda mais bonita.
Xi visitou Macau em janeiro de 2009, quando a RAEM estava sendo afetada pela crise financeira internacional. Apesar de sua agenda ocupada durante a visita de dois dias, ele reservou um tempo para visitar a clínica de idosos.
Trinta idosos do estabelecimento escreveram recentemente a Xi, contando-lhe sobre os desenvolvimentos e as mudanças que Macau sofreu desde que retornou à pátria em dezembro de 1999 e também expressando forte orgulho por serem chineses, bem como sua firme determinação em levar adiante o espírito de "amor à pátria e à Macau".
Fonte: Diário do Povo Online 08/10/2019
Nenhum comentário:
Postar um comentário