O presidente chinês, Xi Jinping, e o seu homólogo brasileiro, Jair Bolsonaro, trocaram no dia 20 de dezembro mensagens de congratulações pelo lançamento de um satélite de recursos terrestres
China-Brasil 04A (CBERS-4A).
China-Brasil 04A (CBERS-4A).
Novo satélite de recursos terrestres China-Brasil enviado ao espaço
Taiyuan, 20 dez -- Um novo satélite, desenvolvido conjuntamente pela China e Brasil, foi enviado ao espaço nesta sexta-feira, impulsionando a cooperação espacial entre os dois países, de acordo com a Administração Nacional Aeroespacial da China (CNSA, em inglês).
O Satélite-4A de Recursos Terrestres China-Brasil foi lançado a bordo de um foguete Longa Marcha-4B às 11h22 (horário de Beijing) do Centro de Lançamento de Satélites de Taiyuan, na Província de Shanxi, norte da China.
O satélite é o sexto sob o programa de cooperação de satélite de recursos terrestres entre os dois países. O satélite obterá dados globais de sensoriamento remoto ótico e apoiará o monitoramento do governo brasileiro sobre a floresta amazônica e as mudanças ambientais do país.
O satélite foi conjuntamente desenvolvido pela Academia Chinesa de Tecnologia Espacial e pelo Instituto Nacional para a Pesquisas Espaciais do Brasil (Inpe). O foguete transportador foi desenvolvido pela Academia de Tecnologia de Voos Espaciais de Shanghai.
No mesmo foguete, outros oito satélites foram enviados à órbita, incluindo um microssatélite de sensoriamento remoto multiespectral amplo, doado à Etiópia.
Xi salientou ainda que o lançamento bem-sucedido do satélite CBERS-4A coincide com o 45º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre a China e o Brasil, sendo que espera que ambas as partes implementem o plano decenal de cooperação espacial sino-brasileira, promovam a cooperação de satélites no futuro, enriqueçam a parceria estratégica China-Brasil e beneficiem os dois países e povos.
Bolsonaro declarou em sua mensagem de congratulações que, ao longo dos anos, o Brasil e a China realizaram uma cooperação frutífera no campo aeroespacial. O lançamento e a operação bem-sucedidos do satélite CBERS-4A é outro dos importantes resultados alcançados por ambas as partes, esperando-se que desempenhe um papel importante no monitoramento e utilização dos recursos naturais nos dois países.
O Brasil está disponível, segundo palavras de seu presidente, a fortalecer a cooperação amigável em vários campos com a China.
Fonte: Agência Xinhua/Diário do Povo Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário