Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Turismo pelo Japão

Capital: Tóquio
População: 127.000.000 hab
Fuso horário: + 12h (horário de Brasília)
Código de área: 81
Localização: Ásia

Monte Fuji, Tóquio, Japão
Vista do Monte Fuji a partir do Lago Kawaguchiko (Thinkstock)
Entre o fim e março e o início de abril, logo após o equinócio da primavera, o Japão inteiro se mobiliza para a floração da cerejeira – a sakura-zen. No meio da pressa da vida japonesa, o noticiário não perde os primeiros botões, as empresas param e as famílias se reúnem em animados piqueniques nos parques com as copas das árvores tingidas de rosa e branco. É a milenar Hanami, a “visão das flores”. Tão espetacular quanto efêmera: de uma a duas semanas, as flores se vão e a vida apressada retoma seu passo.
Imagem relacionada
Portal flutuante torii na ilha de Itsukushima, em Hiroshima. Também conhecida como Miyajima a ilha do santuário, o local é patrimônio da humanidade pela Unesco
Portal flutuante torii na ilha de Itsukushima, em Hiroshima. Também conhecida como Miyajima a ilha do santuário, o local é patrimônio da humanidade pela Unesco (Thinkstock)
A dimensão simbólica, delicada, da Hanami é a chave de uma civilização profundamente ritual – uma marca que não se perdeu com o desenvolvimento de tecnologias ultramodernas. Para o forasteiro, aliás, sobram contrastes desorientadores: dos plácidos jardins às cidades de luzes feéricas; do papel artesanal washi aos karaokês; da cerimônia do chá às ruidosas casas de jogos eletrônicos; dos templos budistas e xintoístas aos arranha-céus à prova de terremoto; do teatro nô e kabuki ao pop de Hello Kitty, Godzilla e outros monstros e mangás.
O castelo Himeji, próximo a Kobe, é o mais bem preservado exemplar do Japão e é frequentemente utilizado como set de filmagens
O castelo Himeji, próximo a Kobe, é o mais bem preservado exemplar do Japão e é frequentemente utilizado como set de filmagens (Thinkstock)
Mas a terceira maior economia do mundo tem muito mais a oferecer do que robôs, sushi e samurais. Tóquio é a super-megalópole mais limpa e organizada do planeta, com a mais alta concentração de excelentes restaurantes – e não estamos falando só de sashimi, mas casas que oferecem pratos italianos e franceses que você não encontraria em Bolonha ou Paris.
O Castelo de Matsumoto, na província de Nagano, é uma das mais bem preservadas fortificações medievais do Japão e guardava o caminho para os Alpes Japoneses
O Castelo de Matsumoto, na província de Nagano, é uma das mais bem preservadas fortificações medievais do Japão e guardava o caminho para os Alpes Japoneses (Thinkstock)
Nas compras, nem tudo se resume a eletrônicos. Há uma miríade de opções que faz pessoas passarem dias inteiros dentro das lojas de departamento. De uma simples papelaria a um charmoso quiosque gourmet, de bolsas de design exclusivo a instrumentos musicais, o Japão pode deixar o turista completamente exausto com tantas alternativas. Isso para não falar da gastronomia, que do tradicional ao fusion combinou receitas nativas com importações da Ásia e Europa para criar uma cozinha bela e saborosa.
Portal Kaminari-mon, do templo budista Sensoji, em Asakusa, Tóquio
Portal Kaminari-mon, do templo budista Sensoji, em Asakusa, Tóquio (© Y.Shimizu/© JNTO)

Japão Tentações (8 Dias/7 Noites)

Tokyo (3n) – Kyoto (3n)
De norte a sul, tudo passa pelas ideias de repetição e transformação, que estão longe de ser contraditórias. Difícil de compreender inteiramente, mas fascinante, de uma maneira especial em cada cidade e região.
Okinawa é um dos melhores pontos de mergulho do Japão, tanto por sua excelente visibilidade como por sua grande biodiversidade

Okinawa é um dos melhores pontos de mergulho do Japão, tanto por sua excelente visibilidade como por sua grande biodiversidade (©Mike Jimenez & Piranha Divers Okinawa/

QUANDO IR

No centro-sul do país, os verões – úmidos – são bastante quentes, o que pode atrapalhar alguns passeios. Nessa estação, o melhor destino do Japão é o norte, na região de Hokkaido, sensivelmente mais ameno. Os invernos podem ser rigorosos, com muita precipitação de neve. Para todo o país o ápice da alta temporada é entre o fim de março e o início de abril, quando desabrocham as flores das cerejeiras. Boa época também é o outono, quando a vegetação se colore com tons de amarelo e ferrugem. No sul, na quente Okinawa, atenção para o período das monções – especialmente entre agosto e setembro.
Resultado de imagem para okinawa
Okinawa

Folhagens de outono tingem de vermelho e amarelo boa parte do arquipélago japonês, formando paisagens belíssimas

Folhagens de outono tingem de vermelho e amarelo boa parte do arquipélago japonês, formando paisagens belíssimas (©Yasufumi Nishi/© JNTO)

COMO CHEGAR

Tóquio conta do dois aeroportos que recebem voos internacionais: Haneda, próximo à área central, e Narita, mais distante, localizado na prefeitura de Chiba, na área metropolitana. Não há voos diretos do Brasil para a cidade, mas, com uma conexão na Europa, pode-se embarcar por aqui em voos dKLM e da Air France em Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo. Nessas duas últimas cidades, há opções de passagens por companhias como AlitaliaLufthansaBritish AirwaysQatar e Emirates. Também é possível entrar no Japão, também apenas com uma conexão, pelo Aeroporto Internacional de Kansai, que atende a região homônima que engloba KyotoOsaka e Kobe.
Yokohama é a segunda mais povoada cidade japonesa e é vizinha da capital Tóquio, contando com ótimas opções de hospedagem, lazer e entretenimento

Yokohama é a segunda mais povoada cidade japonesa e é vizinha da capital Tóquio, contando com ótimas opções de hospedagem, lazer e entretenimento (©JNTO)

COMO CIRCULAR

Os sempre pontuais shinkansen, os trens-bala, cobrem a quase totalidade do Japão. Para circular de norte a sul a 300 km/h, a melhor alternativa é adquirir o Japan Rail Pass, que dá direito a viagens ilimitadas em períodos definidos na maior parte da rede – as exceções são os trens Nozomi e Mizuho nas linhas Tokaido, Sanyo e Kyushu.
O prédio principal do templo Todaiji de Nara abriga uma gigantesca imagem de Buda e é um dos maiores prédios de madeira do mundo
O prédio principal do templo Todaiji de Nara abriga uma gigantesca imagem de Buda e é um dos maiores prédios de madeira do mundo (Thinkstock)
Para usar o JR Pass, é necessário ter o carimbo de visitante temporário no passaporte. O passe não é nada barato, mas, a partir de um determinado número de viagens, compensa mais do que os bilhetes avulsos. O metrô de cada cidade, administrado por diferentes companhias, não está incluído.
Meriken Park de Kobe, com a icônica torre do porto
Meriken Park de Kobe, com a icônica torre do porto (Manish Prabhune Creative Commons)
Vista do Monte Fuji sobre Tóquio
Vista do Monte Fuji sobre Tóquio (Thinkstock)
Fonte: viagemeturismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário