A rede ferroviária da China é vasta, eficiente e confiável. O país investe bilhões de yuans anualmente na rede, considerando uma infraestrutura de transporte saudável como essencial para o crescimento econômico - e a coesão política. Nos últimos anos, houve desenvolvimentos impressionantes e uma rede em expansão de redes de alta velocidade entre as principais cidades .
Os ônibus vão a todos os lugares em que os trens vão, e muito além, geralmente com mais frequência, mas mais devagar. Encontrar o ponto de partida nem sempre é fácil; até pequenas aldeias podem ter várias estações de ônibus , geralmente localizadas no lado da cidade em que o tráfego está indo.
Os bilhetes são fáceis de comprar: as bilheterias das estações principais são informatizadas, as filas raramente são ruins, você não precisa reservar com antecedência. Nas cidades do interior, às vezes você compra passagens a bordo do ônibus. Os destinos são sempre exibidos em caracteres chineses na frente do veículo. Leve um pouco de comida , embora os ônibus geralmente parem em bares baratos nas refeições.
Embora existam poucas balsas públicas na China, você pode fazer uma das maiores viagens fluviais do mundo pelo Yangzi entre Chongqing e Yichang, através das poderosas Três Gargantas. Outro favorito é o cruzeiro de um dia pelo rio Li, entre Guilin e Yangshuo, no sudoeste da província de Guangxi, passando por uma floresta de pináculos pontudos parecendo uma pintura de pergaminho chinesa. Por mar , existem balsas de passageiros entre Hong Kong e Macau e entre Guangxi e Hainan Island.
A China tem o maior número de bicicletas (自行车, zìxíngchē) de qualquer país do mundo, com cerca de um quarto da população possuindo uma, apesar da tendência crescente de ciclomotores, motos e carros.
Lojas ou cabines de aluguel são comuns nas estações de trem.
Os táxis estão sempre disponíveis em grandes cidades; estradas principais, pontos de trânsito e hotéis turísticos são bons lugares para encontrá-los.
Você também encontrará riquixás (motorizados ou de bicicleta) em áreas turísticas, cujas taxas são definidas mediante negociação antecipada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário