Gastronomia
A gastronomia de Shanghai, também chamada Hu cai, é uma mistura das cozinhas tradicionais chinesas das regiões vizinhas. Caracteriza-se por ter pratos muito saborosos e por utilizar técnicas culinárias muito elaboradas e sofisticadas. No estilo de toda a costa oriental chinesa, os ingredientes principais das receitas são os vegetais e os peixes, ainda que neste caso sejam utilizados muito mais os de rio que os de mar. Os frutos do mar também são frequentes e no caso das carnes a protagonista indiscutível é a de porco.
Os pratos costumam ter sabores agridoces com uma mistura entre doce e salgado bastante equilibrada. As receitas típicas são:
- Xiaolongbao. Trata-se de bolas de massa cozidas no vapor que costumam conter carne e sopa. Se você quiser experimentar umas realmente boas, vá ao Din Tai Fung, restaurante considerado um dos dez melhores do mundo pela The New York Times.
- Sheng Jian. É um café da manhã típico que poderia ser considerado a versão frita dos xiaolongbao. São bolas de massa fritas recheadas com porco e gelatina.
Se quiser experimentar os pratos tradicionais com bons preços, recomendamos os seguintes restaurantes: UnTour Xangai, Jia Jia Tang Bao, Xiao Yang Sheng Jian e Eating Adventures Shanghai. Para algo mais elegante e sofisticado Yang's Dumpling é uma boa opção.
Lazer noturno
A vida noturna em Shanghai é um de seus sinais de identidade e caracteriza-se por sua intensidade e originalidade. A cidade tem um ar moderno e uma interessante mistura entre o oriental e o ocidental.
Uma das opções mais agradáveis pode ser assistir um espetáculo no Shanghai Grand Theatre. Este moderno edifício tem três salas e praticamente todas as noites programa concertos de música sinfônica, apresentações de balé e ópera do mais alto nível.
Para ficar sabendo das últimas novidades do que acontece na cidade você pode ler o site Time Out Shanghai, uma revista online com uma seção dedicada exclusivamente a bares e discotecas.
Compras
Shanghai provavelmente seja uma das cidades orientais que os amantes das compras mais curtem. Mas também é preciso reconhecer que os preços são mais altos que em outras grandes cidades como Beijing ou Hong Kong. O centro da cidade é uma moderna zona comercial onde se encontra o coração financeiro e econômico da cidade.
No entanto, a autêntica referência das compras é a rua Nanjing Road. Do lado leste você vai encontrar centros comerciais e centenas de lojas de todos os tipos que vendem produtos chineses e europeus. No setor oeste estão concentradas as butiques e shopping centers mais luxuosos.
As zonas turísticas próximas aos jardins Yuyuan e os shopping centers espalhados por toda a cidade representam uma forma de comprar mais ocidental. A importância histórica de Shanghai como centro comercial têxtil faz-se notar nos mercados da Seda e de Tecidos, aos quais se une o Mercado de Antiguidades, que proporciona uma forma mais autêntica de adquirir os presentes ou produtos que você desejar.
Se quiser descobrir mais lugares para fazer compras, não hesite em visitar o site Meet in Xangai, que tem informação sobre as principais ruas comerciais da cidade e os shopping centers e lojas mais interessantes.
Fonte: universia.com.br
www.chinatur.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário