Conhecida como República da China, a ilha belíssima fica ao sul do continente asiático, onde mora uma gente amigável e bem instruída.
O aeroporto de Taipé (sim, a capital também pode ser chamada assim) é gigante. O freeshop já deixa os turistas com a mão coçando, loucos para começar as compras nos primeiros minutos no oriente. A quantidade de aparelhos tecnológicos surpreende logo de cara. Um monte de invenção que, provavelmente, você nunca nem sequer pensou que existia. Mas existe.
A cordialidade oriental começa no desembarque mesmo, aliás, como se diz hoje em dia: educação ali é mato. Desde a moça da limpeza ao gerente. Todos muito solícitos, empenhados e receber os estrangeiros da melhor maneira possível. Geralmente, como em todo país de primeiro mundo, há internet grátis. Taiwan é cheia de museus e parques. Durante o dia, bicicletas para todos os lados, inclusive para alugar. Há muitas áreas verdes a cada quarteirão e à noite um show de luzes, letreiros, outdoors acesos.
Não dá para visitar Taiwan e não passar uma tarde no Taipei 101. É, nada mais, nada menos, o maior prédio da ilha. De longe, e de qualquer parte da cidade, é possível ver o gigante. Imponente, ele foi, durante muito tempo, o maior edifício do mundo. Trata-se de um estabelecimento comercial. São 101 andares. E você consegue subir, do térreo ao 100º andar, em apenas 40 segundos, num elevador que deixa qualquer um intrigado.
Onde educar é a filosofia
Quem é ligado em filosofia e gosta de manter pensamentos equilibrados e focados em educação, pode visitar o Templo de Confúcio, um dos maiores mestres na área. O famoso filósofo e pensador político nasceu no norte da China e viveu entre 552 e 479 a.C. Quando adolescente, se destacava como aluno exemplar. Cresceu, tornou-se professor e teve uma carreira brilhante, na qual defendia que só a educação faria a sociedade evoluir e o homem desenvolver a construção de um caráter íntegro.
A entrada no Templo de Confúcio é gratuita. Há no local uma série de atividades para crianças e pais de alunos de escolas locais, como apresentações teatrais e festividades com o objetivo de unir educadores e comunidade. São várias salas, pequenas, com objetos relacionados à filosofia do pensador.
Viajar a Taiwan é, sem dúvida, uma experiência inesquecível. A arquitetura, as pessoas, a cultura, a gastronomia...
Fonte: correiobraziliense
Nenhum comentário:
Postar um comentário