Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de abril de 2020

Japão - Etiqueta gastronômica de Tóquio

Quer mergulhar na famosa (e maravilhosa) cena gastronômica de Tóquio, mas está com medo de cometer alguma gafe imperdoável?  Na verdade, uma vez descoberta a lógica por trás da cena gastronômica japonesa, tudo faz muito sentido.
Saber como usar hachis é tudo o que você precisa para mergulhar na cena gastronômica de Tóquio © Kiattipong / Shutterstock

Os restaurantes de Tóquio são pequenos
São bem pequenos. Isso é o mais importante que você precisa saber sobre comer na cidade. Um restaurante pode ter apenas 12 bancos em um balcão e talvez duas mesas, cada uma para quatro pessoas. Essa combinação não é, de maneira alguma, rara. Muitas convenções da cena gastronômica de Tóquio nascem do que é necessário para manter estabelecimentos tão pequenos funcionando. A cena gastronômica também é extremamente competitiva. Por isso, a maior parte dos restaurantes opera com margens bem pequenas.
Uma atmosfera intimista está presente em muitos restaurantes de Tóquio, como os izakaya (restaurantes tipo pub) de Shibuya © Lottie Davies / Lonely Planet

Comer em Tóquio



Tóquio é uma cidade onde você pode comer tudo, incluindo comida internacional, mas se você chegou até aqui, terá que esquecer tortilhas, carne e, sim, também hambúrgueres (bem, às vezes). Temos que pensar que isso acontece em todas as viagens exóticas e, embora hoje todos estejamos mais ou menos familiarizados com a culinária japonesa, supor que é baseado em sushi é muito errado. Descobrir que a culinária japonesa é saborosa e abundante e que restaurantes elegantes fora do Japão não servem pratos populares mil vezes mais deliciosos do que rolinhos de salmão e algas marinhas.
De qualquer forma, nesta cidade você come muito fora de casa. Comer fora não é caro se não pretendemos sentar em um restaurante chique. Nos bairros e nas estações de trem e metrô, há muitos estandes para comer em pé ou em banquinhos e aqui são preparados pratos muito bons. Além disso, nesses locais existem menus diários ainda mais baratos. Naturalmente, geralmente não há garfo ou faca, por tentativa e erro você acaba sabendo como comer com hashi.
Os hotéis servem café da manhã abundante. Mas, se você estiver com pressa de dar um passeio, recomendamos ir a qualquer loja de departamento ou Konbini (mini-mercado) e comprar alguns biscoitos, suco ou pão lá quente. Se preferir experimentar o café da manhã típico oriental ... bem, você terá que servi-lo às 8 da manhã com sopa de missô, tofu, peixe e legumes fermentados
KONBINI, AS LOJAS DE CONVENIÊNCIA DO JAPÃO – NSV - Mundo Geek
Konbini / Seven Eleven
O que você vai comer em Tóquio? Muito frango frito, tempura, soba, tofu, shashimi, Udon, ramen, o rico yakitori, okonomiyaki e muito arroz. Se você quer carne nos mini-mercados, eles vendem salsichas quentes por 1 dólar e, se você estiver na rua e com um pouco de frio, entra em um desses lugares, compra um copo de sopa desidratada e coloca água quente garrafa térmica e você continua sua marcha. Recomendações: existem alguns pães deliciosos, mas não abusam porque ainda são muito gordos, apreciam o café branco frio que vendem em garrafas e de manhã param em qualquer máquina de venda automática e tomam uma lata de chá verde quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário