Fonte: noticias.r7.com
Enquanto o coronavírus assola o mundo e fez com que a Itália inteira se trancasse dentro de casa para ficar de quarentena, Veneza registrou algo inédito: pela primeira vez em anos, a água dos canais está limpa.
"A água agora se mostra mais limpa porque tem menos tráfego nos canais, permitindo que o sedimento fique no fundo".
Fonte: www.opovo.com.br
A quarentena na Itália trouxe uma drástica redução no fluxo de pessoas nas cidades do país. Em um dos tradicionais pontos turísticos do país, a cidade de Veneza, gôndolas deixaram de circular nos canais da cidade. Sem circulação de pessoas, a água dos canais, normalmente turvas, ficaram translúcidas ao ponto de peixes ficarem visíveis.
As fotos foram compartilhadas no Twitter e assustaram bastante os seguidores da rede social. "Essa pandemia serve para refletirmos sobre o grande impacto que nós seres humanos causamos na natureza", disse uma seguidora. "As vezes fico pensando se a terra só não quer uma folga da gente", comentou outro perfil.
Um perfil do Twitter intitulado como "Veneza Limpa" traz mais registros do curioso fato. O perfil, que servia para denúncias de poluições nos canais da cidade, agora registra a limpeza e peixes circulando nas águas.
Fonte: www.tudocelular.com
A diminuição da poluição na região metropolitana de São Paulo. Imagens de satélite mostram uma queda real na primeira semana de abril, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Ao obrigar todo mundo a entrar em quarentena, o combate ao coronavírus tem seu lado positivo e trouxe de volta imagens que gerações inteiras nunca tinham visto.
Nas últimas noites, muitos paulistanos voltaram a ver estrelas. De dia, está mais fácil ver o sol.
"A cor azul do céu é a reação natural entre a atmosfera limpa e a luz solar", informa Maria de Fátima Andrade, professora do Instituto de Astronomia e Geofísica (IAG) da Universidade de São Paulo.
Fonte: diariodepernambuco.com.br
Picos do Himalaia voltam a ficar visíveis com efeitos da quarentena
Menos carros nas ruas, fábricas paralisadas e pessoas mais tempo dentro de casa. Todas essas medidas de isolamento social para a contenção da pandemia do novo coronavírus causaram uma diminuição considerável nos níveis de poluição atmosférica em todo o mundo. E os efeitos dessas mudanças podem ser vistos, em alguns lugares, a olho nu.
É o caso da Índia, um dos países mais populosos do mundo. Com o céu mais limpo, agora os moradores da cidade de Jalandar podem ver nitidamente a montanha Dhauladhar, que faz parte da cordilheira do Himalaia e fica a 230 km de distância.
De acordo com a imprensa indiana, não era possível avistar o local há pelo menos sete décadas, desde os anos da Segunda Guerra Mundial, que aconteceu na década de 1940.
Fonte: veja.abril.com.br
Paisagens em cidades pelo mundo
Nenhum comentário:
Postar um comentário