A China sempre desperta muita curiosidade. História milenar, cultura difundida pelo mundo inteiro, culinária exótica e o visual que mistura paisagem natural com cidades modernas. O que não se espera é que há o fator humano, o quanto eles são calorosos e o quanto eles valorizam a família.
MOTIVOS PARA VIAJAR PARA A CHINA
1. O ANO NOVO CHINÊS
O Ano Novo Lunar é a data mais importante da China. É quando a família se reúne, as pessoas voltam para as suas cidades natal para encontrar a família e participar dos festejos que duram 10 dias. Só para entender, numa comparação simples, seria como o nosso Natal, porém com mais tradições que acontecem ao logo de 10 dias.
Os preparativos começam semanas antes, e incluem o cuidado pessoal, como cortar o cabelo para entrar o ano bonito. Acontecem feiras fechadas e de rua vendendo tudo que traz boa sorte na noite da virada e principalmente comida: pepinos do mar, camarão e frutas secas. Cada coisa tem uma simbologia e é por isso que até as famílias mais simples se esforçam tanto para ter fartura à mesa na noite da virada.
O povo chinês é muito receptivo e sorridente, sempre disposto a ajudar. A língua ainda é uma barreira, mas nem isso impediu que nos comunicássemos. Eles sempre tiveram muita paciência em ajudar como vocabulário e mostrar as coisas que não se entendem.
As cidades chinesas são muito limpas, amplas, organizadas e por isso também, bem policiadas. Os chineses prezam muito pela segurança e isso se sente a qualquer hora do dia e da noite. É muito bom ter a liberdade de sair com coisas de valor e saber que nada vai acontecer, e se por acaso acontecer, a policia vai agir rapidamente e solucionar a questão.
É impossível pensar na China sem lembrar dos mais de 5 mil anos de história. Uma história que sobrevive até hoje e que o povo leva para onde quer que vá, basta ir até uma Chinatown.
O que é bom fazer é visitar as cidades próximas de Shanghai. E quando o dia está bonito, basta pegar o metro e ir para Qibao. É como voltar no tempo, ver a arquitetura intacta, os produtos artesanais cujas técnicas passam de geração em geração, beber um chá numa casa de chás histórica ou provar alguma comida característica daquele lugar. Na verdade a história da China é muito ligada a água, ao rio. E é possível observar isso em todas as cidades históricas.
Nada é comum na China. Talvez seja o melhor lugar do mundo para abrir a mente e se surpreender. É muito interessante observar o quão moderna é a China e ao mesmo tempo quão é bem preservada toda a história que fez ela chegar até aqui. É muito difícil de explicar, na verdade a China não precisa ser explicada, ela precisa ser vivida.
fonte: eduardo-monica.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário