As Sakuras são um clássico símbolo japonês. As famosas flores de cerejeira são utilizadas como estampa de quimonos, cerâmicas e até eternizadas na pele de muitos amantes da arte da tatuagem.
Para os japoneses, além da estética única, as flores de cerejeira simbolizam longevidade e sabedoria, por isso, as plantinhas são tratadas como parte muito importante da história do país.
Vê-las de pertinho exige um certo planejamento, afinal, árvores não florescem o ano inteiro (uma pena!), mas as pequenas flores rosadas estabelecem outra atmosfera às cidades japonesas quando resolvem dar o ar da graça.
O espetáculo é tão bonito que nativos e turistas se juntam em uma tradição chamada de Hanami que, em tradução livre, significa “contemplar as flores”. Do que se trata? Exatamente do que o nome diz! Todos se reúnem nos parques de suas cidades para contemplar as flores, enquanto fazem piqueniques e jogam conversa fora.
As flores de cerejeira costumam florescer no mês de março! Em 2021, você pode curtir esse momento impactante da natureza em dias diferentes dependendo da cidade japonesa que escolher visitar.
Em Kochi em Quioto, em Sapporo e em Hokkaido.
Em Tóquio, capital japonesa, as Sakuras poderão ser contempladas e é lá que os japoneses consideram o melhor lugar para observá-las. Isso porque o Parque Ueno, no bairro de Taito, conta com cerca de 800 árvores de cerejeira, algumas delas centenárias!
Ou seja: hanami por todos os lados!
Japão Espiritual - 11 dias / 10 noites
Tokyo (3n) – Kyoto (3n) – Toba (1n) – Nachi Katsuura (1n) – Wakayama (1n) – Osaka (1n)
Qual o significado do Hanami?
Para os japoneses, a primavera também significa o começo de um novo ciclo. As escolas japonesas iniciam seu ano letivo em abril. Também nesse período, muitas empresas iniciam seu ano fiscal e, em geral, é a época em que funcionários contratados começam a trabalhar nos escritórios.
O motivo disso é histórico. Em tempos antigos, o florescer das cerejeiras marcava o início da colheita de arroz. Muitos acreditavam que deuses habitavam as árvores, então era comum que oferendas com saquê fossem deixadas embaixo delas. Por conta do seu breve período de florescimento, o Hanami também tem uma conotação filosófica e espiritual, representando a efemeridade da vida.
Japão Básico - 6 dias / 5 noites
O costume de fazer encontros com festa e comida ao redor das cerejeiras foi notabilizada no período Heian (794 – 1185) e acontecia apenas entre membros das Cortes Imperiais. Algum tempo depois, os samurais também adotaram a prática do Hanami e o costume se espalhou pela população, que hoje contempla as sakuras durante o festival das cerejeiras no Japão.
Quer visitar o Japão? Entre em contato com a Ana Maria da Chinatur no e-mail ana@chinatur.com.br ou com o Sokan no Whatsapp (11) 98149-5847 sokan@chinatur.com.br e te ajudaremos a encontrar as melhores datas, tarifas, além do roteiro dos seus sonhos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário