Digite aqui o assunto que busca

quinta-feira, 23 de julho de 2020

Istambul - uma das cidades mais visitadas do mundo

Ver a imagem de origem

Istambul é uma das cidades mais visitadas do mundo e é impossível não se sentir atraído pela cidade que foi a capital de três impérios: Romano, Bizantino e Otomano. Deixe-se seduzir pela história da antiga Constantinopla e por suas paisagens naturais: o Corno de Ouro e o Bósforo.

Caótica e serena, com mais 15 milhões de habitantes, Istambul é maior cidade da Turquia. Nenhum visitante ficará indiferente aos contrastes de uma cidade muito oriental para ser europeia e excessivamente ocidental para ser asiática.

Fazer turismo em Istambul é como uma viagem ao passado, já que você vai encontrar uma cidade histórica e animada situada entre dois mares, o Mar de Mármara e o Mar Negro; entre dois continentes, Europa e Ásia; e entre dois mundos, o tradicional e o moderno.

Visitar Santa Sofia e a Mesquita Azul, percorrer o Bósforo de barco, fazer compras no Grande Bazar e ver o reflexo do máximo esplendor do Império Otomano no Palácio Topkapi é algo que todo viajante já desejou alguma vez na vida.


Localização do Estreito de Bósforo
A cidade, que fica nas margens do Estreito Bósforo, unindo o Mar de Mármara e o Mar Negro, tem opções para agradar aos mais diversos estilos de turista. 
A posição geográfica de Bósforo é reveladora de sua importância estratégica
Istambul tem uma história e herança cultural que remontam ao ano 660 antes de Cristo. 







Basílica de Santa Sofia (Hagia Sofia ou Ayasofya)

A Basílica de Santa Sofia (Hagia Sophia ou Ayasofya) foi construída em 537 pelo Império Bizantino e foi, durante cerca de mil anos, a maior catedral do mundo. Por fora, é visível sua grande cúpula, mudando para sempre a arquitetura da cidade. A basílica foi transformada em mesquita e é, desde 1935, um museu. Recheada com pilares de mármore e mosaicos, se tornou um símbolo da arquitetura bizantina.

Ver a imagem de origem

O interior da igreja é composto por milhares de mosaicos banhados a ouro que retratam Jesus Cristo, Maria e outros santos. Também a sua abóboda central com 31m de diâmetro e 55,6m de altura impressionam os visitantes.

Ver a imagem de origem

O nome original, Hagia Sophia, vem do grego e significa “Sagrada Sabedoria”.


Mesquita Azul (Sultanahmet)

Se você gosta de história, não pode deixar de conhecer esse lindo monumento da arquitetura islâmica e turca e um dos pontos turísticos mais visitados de Istambul: a Mesquita Azul. Construída em 1609 pelo Império Otomano, a mesquita é muita vezes denominada de mesquita de Sultan Ahmet”, devido ao nome do sultão que a mandou construir.
A mesquita é composta por 8 domos azuis e 6 minaretes. No interior encontramos mais de 20 mil azulejos, além dos diversos painéis que trazem versos do Alcorão.
Ver a imagem de origem

A entrada é gratuita mas não é permitido entrar usando sapatos, bermudas, saias ou outras roupas que mostrem qualquer parte do corpo. Se você estiver usando alguma destas peças, os funcionários da mesquita fornecem uma vestimenta apropriada ou lenços para cobrir os ombros, por exemplo, para que não haja nenhum tipo de desrespeito à religião muçulmana.

Ver a imagem de origem

Palácio Topkapi e seus jardins

Numa lista de o que fazer em Istambul, não poderíamos deixar de destacar o Palácio Topkapi.
Palácio de Topkapi: Ingressos (Preços 2020) - TourScanner
Durante séculos o Palácio Topkaki era a residência dos sultões, e hoje é um enorme museu que permite a imersão na arquitetura e história da cidade. Os seus museus abrigam algumas das maiores relíquias do mundo como o osso da mão esquerda de São João Batista, a espada do Rei David, o cajado de Moisés e outros raríssimos objetos da história antiga.
Topkapi, o palácio dos Sultões - Um Pouquinho de Cada Lugar
Mas uma das maiores atrações do palácio Topkapi são os seus jardins. Aí encontramos vários canteiros de flores de diversos tipos, pequenos lagos com pontes e bancos onde os visitantes podem aproveitar alguns momentos de tranquilidade.

Grande Bazar e Bazar de Especiarias
O Grande Bazar é um dos pontos de interesse de Istambul que ninguém deve perder. Construído em 1450, o Grande Bazar é hoje um paraíso de compras. Em meio a centenas de ruas e milhares de lojas, você irá encontrar uma enorme variedade de especiarias, cerâmica, tapetes e joalheria.


O Bazar é basicamente uma feira com mais de 60 ruas e aproximadamente 5 mil lojas! É um bom lugar para comprar lembranças da viagem, principalmente os produtos artesanais. No entanto, é preciso tomar cuidado com as ciladas, pois também há muitos produtos falsos. E não esqueça de negociar! Isso é tão comum na Turquia, que parece uma ofensa comprar sem chorar pelo preço antes.
Grande Bazar
Lá também tem chás, especiarias e doces para todo o gosto, mas há um mercado bem menor e mais especializado nessas guloseimas que também vale a pena conhecer: o Spice Bazaar. Temperos, nozes, chás, óleos essenciais, doces…tem de tudo!
Ver a imagem de origem

Palácio Dolmabahçe

Depois do Palácio Topkapi, a residência dos sultões passou a ser o Palácio Dolmabahçe. O Sultão Abdülmecid I mandou construir o Palácio no século XIX, com o objetivo de provar que o Império não estava em declínio. Para isso, nenhuma despesa foi poupada, tendo sido gastas 35 toneladas de ouro. No seu interior encontramos construções com folha de ouro e mármore, uma enorme escadaria em cristal Baccarat e um lustre em cristais com mais de 4 toneladas

O palácio funcionou como residência dos sultões até a extinção do califado em 1924.

Palácio Dolmabahce | Viagem e Turismo
Palácio Dolmabahçe em Istambul | Turquia - 2020 | Todas as dicas!

Cisterna da Basílica

A Cisterna da Basílica é o maior aqueduto do país. Ele foi construído durante o império bizantino para proteger a cidade de possíveis ataques inimigos, impedindo que as águas da cidade fossem envenenadas.
Cisterna Basílica - Horário, preço e localização em Istambul
Esta construção é composta por 336 colunas de mármore. Duas delas são muito famosas por serem sustentadas pela cabeça da medusa. A Cisterna da Basílica é aberta para visitação. Essa visita é feita através de rampas que passam por cima da água, e o clima é bem sombrio devido a pouca iluminação.
Cabeças de Medusa na Cisterna da Basílica em Istambul
Mesquita Süleymanye

A Mesquita Süleymaniye ou Mesquita de Solimão é a segunda maior mesquita de Istambul. A mesquita fica situada em uma colina, sendo uma das vistas mais reconhecidas da cidade.


A sua arquitetura é semelhante a outras mesquitas de Istambul, com um pátio na frente, uma grande cúpula e minaretes elevados e visíveis no horizonte. O seu interior é de mármore e marfim, com uma decoração simples.

A Mesquita de Solimão representa o zênite da arquitetura religiosa otomana

Praça do Hipódromo

Bem do lado da Mesquita Azul, encontramos o Hipódromo, que foi um ponto de encontro da vida política e social da Constantinopla e onde funcionavam corridas de carruagens e lutas de gladiadores.
Além dos jardins floridos especiais, na Praça do Hipódromo encontram-se três monumentos que marcam a diversidade cultural de Istambul: a Coluna de Constantino, construída pelo próprio imperador romano, o Obelisco Egípcio, que pertencia ao Faraó Tutmoses III e trazido diretamente do Egito e a Fonte Alemã, erguida em homenagem a visita do imperador alemão Wilhelm II. É um verdadeiro choque de culturas.
Hipódromo Romano - Viagem Istambul, Turquia - Terra Santa Viagens


CHINATUR LOGO 1978 FINAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário