Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Curiosidades sobre o Vinho

 O vinho é repleto de histórias e dados inusitados. Conheça 7 dessas curiosidades.



  1. Tanino além do vinho

Presente nas cascas e nas sementes das uvas, o tanino também é encontrado em outras plantas, podendo atuar como um mecanismo de defesa contra os predadores. Um exemplo de outras plantas são as árvores Rhysophora mangle, ou mangue vermelho. O tanino, presente na casca dessa árvore, é utilizado como impermeabilizante, dando o acabamento e a cor das tradicionais panelas de barro.

  1. A maior adega subterrânea do mundo

Com comprimento total de 200 km (apenas 55 km são utilizados e acessíveis) e largura da camada de superfície entre 30 e 85 metros, a maior adega subterrânea de vinhos do mundo armazena aproximadamente 1,5 milhões de garrafas de vinho e pode ser conhecida de carro ou a pé. Aberto para visitações e degustações, a Milestii Mici fica na República da Moldávia, um pequeno país localizado no Leste Europeu.

  1. Quantidade de países produtores de vinho

Dos 195 países do mundo, apenas 46 são produtores de vinho e todos são membros da OIV (Organização Internacional da Vinha e do Vinho).

  1. As uvas podem ser descritas com mais de 84 características

Desde o ano 2001, a OIV desenvolve documentos para descrever as uvas existentes no mundo. O número de características relatadas varia entre 84 e 128.

  1. Tokaj – vinho e remédio

Conhecido como o vinho dos reis e o rei dos vinhos, o Tokaj é o exemplar mais famoso da Hungria. Mas entre o século 19 e o início do século 20, ele era receitado por muitos médicos como um remédio, principalmente para anemia, pois contém as vitaminas B e E.

  1. As garrafas de Champagne mais antigas do mundo

Em 2010, garrafas de Veuve Clicquot foram encontradas em um naufrágio no fundo do mar Báltico. Estima-se que os exemplares são do final da década de 1820. Com um elevado teor de açúcar, alguns foram leiloados, outros degustados. Esse achado também permitiu estudos sobre a conservação das garrafas no fundo do mar, que proporciona baixa temperatura e ausência de luminosidade.

  1. Falsificar vinhos é ilegal desde 1.754 a.C.

O conjunto de leis chamado de “Código de Hamurabi”, da antiga Mesopotâmia, é um dos mais antigos já decifrados. Ele possui 282 leis, uma das quais afirma que qualquer pessoa que fosse flagrada vendendo vinho fraudado deveria ser afogada em um rio como punição.

Fonte: wine.com.br

www.chinatur.com.br






Nenhum comentário:

Postar um comentário