Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de setembro de 2020

Rioja: conheça a mais famosa região vinícola da Espanha


Rioja é a mais famosa e tradicional região vinícola da Espanha, produzindo vinhos tintos e brancos entre os melhores do país. O estilo riojano é bastante característico, em geral, bastante marcado pelo carvalho. Os melhores produtores buscam um equilíbrio perfeito entre a fruta e a madeira, produzindo vinhos espanhóis de enorme classe, elegância e complexidade, entre os melhores do mundo.



Rioja possui mais de 600 vinícolas, 14.800 produtores de uvas, exportam para 130 diferentes países e possuem o maior número de barris no mundo.

​Talvez por esta informação, seja tão comum encontrarmos em vinícolas, como a famosa Muga, um setor exclusivo de produção de barricas de carvalho.

A madeira é importada da França em pallets, e fica então de 2 a 4 anos secando, antes da fabricação das barricas.

Nesta foto, é possível notar os 4 tipos diferentes de tonalidades, provenientes da queima dos barris por dentro.

Rioja, consequentemente a Espanha, aprenderam a fazer seus vinhos com a vizinha França. 



A área é divida em 3 regiões, Rioja Alta, Rioja Baja e Rioja Alavesa. Sendo que Rioja Alta é a área mais interessante, principalmente as cidades de Haro e Logroño.


É considerada uma das 5 regiões mais importantes do mundo e produz 300 milhões de litros ao ano, sendo 90% tintos.

As uvas permitidas para o D.O.C tintos são: Tempranillo, Garnacha, Graciano, Mazuelo, Corinna, Maturana tinta, Maturana e Monastrelli.

Sendo a Tempranillo a estrela do espetáculo, se não está sozinha no vinho, provavelmente conta com mais de 80% do blend.

Tempranillo equivale a 75% da área plantada de Rioja, casca dura, cor preta e amadurece cedo, por isso é chamada assim.

Os brancos estão revolucionando o mercado, principalmente as versões refrescantes de Alvarinho.

Em Haro, você pode ir visitar as maiores a pé. Escolhemos as principais, que ficam praticamente uma na frente da outra: Muga, La Rioja Alta e Viña Tondonia.

Muga é fantástica, e produz um dos melhores vinhos da região. Entre as experiências oferecidas, está até um passeio de balão. No bar, você pode provar quase toda a gama de vinhos da marca.

Os vinhos são clarificados ao estilo francês, sendo usada a clara de ovos frescas no processo de clarificação. 

A cada 100 litros de vinho, é preciso de 2 a 3 claras frescas, que batidas e misturadas com um pouco de vinho, são despejadas dentro do barril. A clara “ agarra” as impurezas e clarifica o vinho, que é separado dos sedimentos e movido a outro barril.


Na vinícola La Rioja Alta, o tour é excelente para quem esta iniciando no mundo dos vinhos. Ao final do passeio, você pode provar 1 vinho branco e dois tintos de reserva, com uma classe de como encarar uma degustação como profissionais.

 
Na Lopez de Heredia, uma das mais antigas vinícolas de Haro, pare para provar o vinho mais famoso da casa e bem conceituado na região. Com apenas 1 branco e 3 tintos, possuem o Vinã Tondonia Gran Reserva, como carro chefe. O vinho passa 6 anos em barrica, porém neutras, de até 25 anos de uso, coisa não muito comum em Rioja. Após este processo é clarificado com clara de ovos fresca. O resultado é um vinho único, sem influência de madeira e bem diferente de tudo que você vai encontrar pela Região. É considerado por muitos um dos melhores vinhos de Rioja, por expressar a uva sem influência da barrica.


Outras vinícolas que podem e devem ser visitadas, vamos a elas:

Marques de Riscal
A visita conta com um vídeo muito explicativo, que só ele já valeria o passeio. Mostra cada processo de produção e como atua a famosa máquina de seleção óptica, que seleciona formato e cor das uvas por computador. As que não estão no padrão, são expulsas da mesa de seleção por um jato de ar comprimido.
A empresa possui 5 milhões de garrafas e exportam para 100 países.


 Marques de Cárceres
Talvez a marca mais popular de Rioja, com vinhos de qualidade muito boa desde os vinhos de entrada.
O diferencial de Marques De Cárceres está na degustação. Depois da visita, todos os visitantes são brindados com os 4 melhores vinhos da empresa. Isto é muito difícil de ser oferecido em outras vinícolas! Este tipo de tratamento merece atenção e vale muito a pena a visita.

Bodegas Viña Real

Com certeza uma das bodegas mais impressionantes em termos arquitetônicos e de como cuidam das uvas após a colheita.

Com grande influência de Burgundy, grande capacidade de envelhecimento e destaque para o 100 pontos Robert Parker, para o Viña real Grand Reserva 1959.

Todo o processo de transporte das uvas, mosto, suco e vinho, é feito sem bombas, ou seja, por gravidade, com a finalidade de agredir o menos possível o vinho.

A vinícola tem forma de barril é foi construída em madeira

Marques de Murrieta

Um dos ícones de Rioja, o castelo foi construído no século 19, por Luciano Murrieta, um dos pioneiros em trazer as técnicas francesas a região de Rioja. A construção é cercada com ais de 300 hectares de vinhedos próprios com Tempranillo, Mazuelo, Garnacha, Graciano e Viura. Note que a uma pequena parcela de Cabernet Sauvignon, uva não autorizada pelo D.O.C. Rioja. Porém, como Murrieta cultivava a uva antes das regras de Denominação de origem serem colocada em prática, eles foram os únicos a serem autorizados a colocar Cabernet Sauvignon em seu blend e ainda terem a D.O.C. Com isso lançaram o vinho Dalmau, que consiste em 75% Tempranillo, 15% Cabernet Sauvignon e 10% Graciano. Um vinho potente e elegante, que mantém muita fruta, mesmo após o seu estágio em barricas francesas.

O tour é bem completo, passando pelas vinhas, museu, barricas, sala de fermentação e conta com um ambiente bem agradável e elegante, no estilo dos castelos franceses.
O Ícone da casa, Castillo Ygay, ganhou 100 pontos Parker, na colheita 1986. Este vinho de etiquete centenária, ícone dos grandes reservas de Rioja. Fica 36 meses em barricas americanas, sendo uma expressão da verdadeira Rioja.




Bodegas Faustino

Bodega Faustino é um dos Ícones de Rioja, possuem o mesmo winemaker desde 1960 e seus vinhos mantém a mesma qualidade durante os anos.

Esta é com certeza uma bodega para colocar em sua lista, ótimos vinhos, Bodega Histórica e um tour bem agradável.

Faustino I Gran reserva é a “cara” da vínicola, é um tinto famoso por harmonizar tanto com carnes como com peixes estilo bacalhau e atum. Passa 26 meses em barricas americanas e Francesas.

Como viram, Rioja é uma “orgia” gastronômica, regada a muito vinho. Por isso é considerada um dos melhores destinos do enoturismo mundial.

Fonte: www.revistaversar.com.br

www.chinatur.com.br







































Nenhum comentário:

Postar um comentário