Na costa sul da China fica Hong Kong, uma região administrativa especial do país, formada por diversas ínsulas: a ilha homônima como principal, a península de Kowloon, Lantau (abrigando o aeroporto local), e Novos Territórios como as mais populares, entre outras menos conhecidas.
O local é um dos destinos mais visitados da Ásia, pois atende diversos perfis de turistas: desde os que buscam tranquilidade e paz em praias lindíssimas e templos budistas, até os que não dispensam um bom e belo agito de uma grande metrópole.
Hong Kong é um arquipélago situado a 1.777 km da China, delimitado pelo Rio das Pérolas e pelo Mar da China Meridional. Sua área é de 1.104 km², ocupada por mais de sete milhões de habitantes e pelo maior número de arranha-céus do mundo.
5 coisas sobre a história de Hong Kong que você precisa saber
- Apesar de ser uma região administrativa especial da China, Hong Kong possui passaporte, moeda e idioma (chinês – cantonês falado e o inglês) diferentes.
- Hong Kong possui mais de 200 ilhas e é uma das regiões mais povoadas do mundo: são 6,5 mil pessoas por quilômetro quadrado.
- O Facebook e o Whatsapp são proibidos na China, mas não em Hong Kong.
- O macarrão instantâneo é super popular em Hong Kong, e há uma tradição de que come-lo durante o aniversário dará vida longa a pessoa.
- O feng shui tem grande influência na cultura, arquitetura, nos negócios e no estilo de vida de cada habitante de Hong Kong.
Pontos turísticos de Hong Kong
Lantau
Lantau é uma ilha que deixou de ser habitada exclusivamente por pescadores depois que a região passou a ser mais turística, devido o surgimento de centenas de mosteiros abertos ao público. Apesar disso, há diversas vilas que mantiveram o ritmo pacato de seu passado, próximas de algumas praias bastante tranquilas, ideais para serem visitadas quando a pedida é ter um dia menos agitado. O Aeroporto Internacional de Hong Kong é um dos principais pontos que movimentam o local, além da popular atração a seguir:
Hong Kong Disneyland
Inaugurada em 2005, a Disneyland chinesa recebeu todos os cuidados possíveis em sua projeção, garantindo que a cultura e os costumes do país fossem implementados em todo o projeto da construção do parque (como a aplicação das regras feng shui em toda a estrutura, por exemplo). O local tem capacidade para receber 34 mil visitantes por dia, e é uma versão menor do Magic Kingdom, em Orlando.
Tian Tan Buddha
Conhecido também como Grande Buddha, a enorme estátua de bronze, situada no alto de uma montanha de Ngong Ping, em Lantau, é a melhor representação da relação entre o homem, a natureza e a religião. É um dos pontos turísticos mais famosos de Hong Kong, e pode ser acessada por uma escadaria de 268 degraus. Em seu interior há um pequeno museu com pinturas e homenagens aos principais monges chineses, com entrada gratuita.
Ngong Ping 360
Para chegar até o Tian Tan Buddha será necessário embarcar no Ngong Ping 360, um teleférico que liga Tung Chung a Ngong Ping. O trajeto dura em torno de 25 minutos, com uma das vistas mais bonitas de Hong Kong, opte pela cabine de cristal, com o chão de vidro! Será uma pitada a mais de adrenalina em seu passeio.
Victoria Peak
O pico mais famoso de Hong Kong fica a 552 metros acima do nível do mar, e oferece ao visitante uma visão de quase toda a ilha e de seus arranha-céus. Para chegar até o mirante, é necessário embarcar na atração a seguir:
Peak Tram
O primeiro sistema funicular da Ásia começou a funcionar em 1888, e até hoje ele é responsável por transportar cerca de 11 mil pessoas até o Victoria Peak. A subida é muito rápida. A vista faz valer a pena!
Ocean Park Hong Kong
O parque temático foi inaugurado em 1977 e além das atrações voltadas para todos os tipos de idade, há também apresentações com animais e atividades que promovem a conscientização a respeito das espécies. O local é dividido entre duas partes: a parte baixa, próxima ao mar, com brinquedos voltados para as crianças, e a parte alta, acessada por meio de trem ou teleférico.
Ten Thousand Buddhas Monastery
Localizado em Sha Tin, o Ten Thousand Buddhas está registrado como Edifício Histórico de Grau 3 pelo Governo de Hong Kong, e apesar de ser chamado de monastério, não possui monges residindo no complexo. Sua estrutura inovadora recebe milhares de turistas do mundo todo durante o ano, e o que mais chama a atenção de seus visitantes são os inúmeros Budas de ouro esculpidos em poses diferentes e instalados por todo o percurso.
Hong Kong Cultural Centre
Tsim Sha Tsui
Um dos bairros mais requintados de Hong Kong abriga belíssimas construções, recheadas de shoppings, restaurantes badalados, lojas da alta costura, hotéis e uma vista impressionante da cidade. É lá que o turista encontrará um dos pontos turísticos mais conhecidos deste destino…
Fonte: viajali.com.br/hong-kong/
Nenhum comentário:
Postar um comentário