Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Significado das Cores na Cultura Japonesa

 O significado das cores no Japão


A sociedade japonesa possuem tradições de longa data que moldaram os japoneses por milênios. Especificamente, as cores têm associações simbólicas que aparecem nas artes, nos vestuários, na arquitetura e nos rituais japoneses. Apesar das influências ocidentais, alguns dos significados tradicionais das cores ainda se mantem mesmo nos dias de hoje.
Existem muitas cores que são consideradas auspiciosas pelo povo japonês. Outras são muito importantes em casamentos e outros rituais. Existem muitas regras atemporais associadas às cores do quimono também. Então, vamos dar uma olhada no significado das cores no Japão.

Vermelho – Aka (赤)

flag Japan bandeira japonesa
O vermelho é chamado “Aka” (赤) em japonês. A cor vermelha tem grande presença na cultura tradicional japonesa, desde a antiguidade até hoje. Para começar, a referência mais imediata é a própria bandeira do país, chamada Hinomaru. O círculo vermelho representa o Sol. Além disso, a combinação de vermelho e branco é tida como de boa sorte.
Por estas razões culturais, noivas vestindo vermelho no dia do casamento consideram uma cor comemorativa e forte. Envelopes vermelhos com dinheiro neles são dados em ocasiões especiais como casamentos, nascimentos de bebês e celebrações de Ano Novo.

Branco – Shiro (白)


Branco tem sido uma cor auspiciosa no Japão durante a maior parte de sua história. Branco representa a pureza e a limpeza na sociedade japonesa tradicional, e é visto como uma cor abençoada. Por causa da sua natureza sagrada, o branco é a cor tradicional de eventos felizes como casamento e nascimento, além de aparecer na bandeira japonesa.

Vermelho e Branco

A combinação de vermelho e branco (Kouhaku/紅白) é um símbolo para ocasiões auspiciosas ou felizes. As longas cortinas com listras vermelhas e brancas são pendurados em recepções de casamento."Mizuhiki" (cordas de papel cerimoniais) nas cores vermelho e branco são usados ​​como ornamentos para casamentos e outras ocasiões auspiciosas.


preto na cultura japonesa

Preto – Kuro (黒)

O preto é chamado kuro (黒) em japonês. Tradicionalmente, o preto representa mau agouro, morte, luto, destruição, medo e tristeza. Ornamentos em preto (kuro) e branco (Shiro) são geralmente usadas em funerais.


Azul – Ao (青) ou Índigo Ai (藍)


Azul também é uma cor que representa a pureza e a limpeza na cultura japonesa tradicional, em grande parte por causa das vastas extensões de água azul que rodeia as ilhas japonesas. Como tal, azul também representa frieza, calma e estabilidade.

Verde – Midori (緑)

O verde é a cor da fertilidade e do crescimento na cultura tradicional japonesa. Como a cor da natureza, a palavra japonesa para verde, midori, também é a palavra usada para vegetação. Além disso, a cor verde representa energia, juventude e vitalidade.
No Japão existe uma data especial: Midori-no-hi (Dia do Verde) no dia 4 de maio, durante o Golden Week. É o dia de celebrar a natureza. As famílias costumam relaxar ou participar de eventos destinados à esse dia em Parques e Jardins públicos.

Roxo – Murasaki (紫)


O roxo é chamado murasaki (紫) em japonês. Por muito tempo no Japão, pessoas comuns foram proibidas de usar roupas roxas! A cor roxa costumava ser vista muito raramente porque era difícil e demorava para ser feita. A cor roxa costumava ser muito cara porque precisava ser extraída da shigusa que é muito difícil de cultivar.

Jardins de Glicínias no Japão

Durante o período Edo (1603-1868), a família governante era Tokugawa e seu emblema era a flor de malva, de modo que a púrpura permaneceu associada à nobreza por razões semelhantes.

Fonte: Japão em Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário