Hangzhou, China (CNN) - A antiga capital da dinastia Song do Sul, Hangzhou é frequentemente referida como o quintal de Shanghai graças à sua localização a menos de 180 quilômetros (cerca de 112 milhas) a sudoeste da maior cidade do país.
Mas não se iluda pensando que este é apenas mais um centro urbano chinês.
Hangzhou, que sediou a cúpula do G20 de 2016 , já foi considerada a "melhor e mais esplêndida cidade do mundo" por Marco Polo. E embora esse título certamente esteja em debate atualmente, é atualmente uma das cidades mais dinâmicas da China.
Vida no lago
Ao contemplar o Lago Oeste de Hangzhou e suas exuberantes encostas ao redor, você entenderá imediatamente por que ele tem sido uma grande fonte de inspiração para artistas, poetas e filósofos ao longo da história chinesa.
Os terrenos do Lago Oeste, ladeados por montanhas , são salpicados de pagodes, pavilhões, templos e jardins.
Todo o local cobre mais de 12.000 acres e existem vários caminhos ao redor do lago.
Para conhecer melhor os encantos do lago, faça uma caminhada até as colinas ao amanhecer ou ao pôr do sol.
Chá Longjing
Hangzhou cultiva um dos melhores e mais caros chá verde da China - Longjing.
Toda primavera, antes do tradicional Festival Qingming, os amantes do chá de todo o país vêm a Longjing, uma vila ao sul de West Lake, para o primeiro corte de um chá de alta qualidade.
Durante a época do chá - final de março e abril - você pode sentir o aroma fresco dos terraços de chá, quando as folhas são colhidas e torradas na aldeia.
A vila é aberta ao público e você pode escolher a sua própria depois de obter permissão dos produtores de chá locais.
Culinária hangbang cai
Ao contrário dos pratos do norte da China, que são ricos em molhos e temperos, a culinária de Hangzhou é leve, mas saborosa, com foco em ingredientes frescos.
Você não pode deixar Hangzhou sem experimentar seu prato exclusivo, camarão Longjing, que combina o famoso chá verde da cidade com camarão de água doce dos rios locais.
Os camarões são descascados, temperados, escorridos e marinados. As folhas de chá verde são escaldadas rapidamente em óleo para dar um toque de sabor e, em seguida, os camarões são fritos em uma wok.
Escapadinhas nas montanhas
Turistas observam azaleias em floração na montanha Yuntai, distrito de Fuyang, em Hangzhou, capital da província de Zhejiang, no leste da China, no mês de abril.
Seda
Hangzhou é a cidade da seda.
Seus requintados produtos de seda foram vendidos nacional e internacionalmente ao longo de sua longa história e até mesmo foram reconhecidos pela UNESCO .
Os lenços são o souvenir de seda mais popular da cidade, destacando suas técnicas de tingimento de última geração.
E-commerce
Alibaba, o principal grupo de comércio eletrônico do mundo, está sediada na cidade natal do fundador Jack Ma, Hangzhou.
Ele reformulou sozinho a cidade, antes conhecida por pouco mais do que paisagens naturais e patrimônio cultural.
Seguindo o exemplo do Alibaba, Hangzhou se transformou em uma metrópole de alta tecnologia, levando alguns a chamá-la de Vale do Silício da China.
Alipay - o aplicativo de pagamento móvel do Alibaba - mudou a maneira como os chineses fazem compras .
Os residentes de Hangzhou podem sobreviver facilmente sem uma carteira, pois o aplicativo permite que eles paguem contas com um simples deslizar de seus smartphones - até mesmo nos menores restaurantes de rua e vendedores de vegetais.
Zen
Hangzhou é um importante centro do budismo Chan no sul da China e um destino popular para peregrinações.
Entre os pontos principais para os buscadores do Zen está Lingyin - que significa "retiro da alma". É um dos mosteiros budistas mais antigos e importantes do país.
Mesmo se você não estiver interessado na religião, os pagodes e pavilhões, pontes e estátuas oferecem uma ideia de como o budismo está entrelaçado na paisagem.
O Templo Lingyin fica dentro da maior área cênica de Fei Lai Feng.
Leques
Diz-se que os leques de chá, seda e mão são os três presentes incomparáveis de Hangzhou.Os fãs mais icônicos são de Wang Xing Ji.Fundada em 1875, esta marca consagrada pelo tempo encantou turistas e habitantes locais com seus leques elaborados.Os estilos de sândalo e papel preto são os mais populares.Os leques de papel preto já foram usados como tributos imperiais. São necessários mais de 80 procedimentos para fazer cada um.
Arte e arquitetura
Localizada na Nanshan Road, coberta de sicômoros franceses, a China Art Academy é uma das instituições de belas artes mais prestigiadas do país.
A Academia de Arte foi fundada por alguns dos pintores e educadores mais famosos da China perto de West Lake em 1928.
Seus alunos e graduados deram uma enorme contribuição para a robusta indústria cultural criativa de Hangzhou.
Para os turistas, a arquitetura do campus da Academia é o maior atrativo.
Pontilhada com obras de arte de alunos e instrutores, é elegante e minimalista, moderna, mas clássica.
O campus aberto está integrado aos arredores de West Lake.
Seus pátios e jardins modernos e fechados oferecem um toque da tradicional arte paisagística chinesa.
Fonte: edition.cnn.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário