Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de novembro de 2020

ISTAMBUL, A CIDADE MAIS BEM LOCALIZADA DO MUNDO

 Para esse roteiro à Turquia, contate a diretora da Chinatur - Ana Maria - no e-mail:

ana@chinatur.com.br, nos fones - 11 3292-9240 ou whatsapp 11 98149-5847 (Sokan)

Entre em contato com a Chinatur, através dos meios digitais, clique aqui e determine o meio.



Istambul é a cidade, estrategicamente, mais bem localizada do mundo. Fica exatamente entre a Europa e a Ásia, onde os dois continentes são separados apenas pelo pequeno Estreito de Bósforo.


A cidade é a guardiã do Mar Negro, pois para entrar ou sair desse mar é necessário passar pelo Estreito de Bósforo e, portanto pela porta de Istambul. Essa situação dá à cidade um grande poder de defesa.

Pela localização estratégica, a Turquia sempre foi desejada e protegida pelas potências mundiais. O único acesso da Rússia ao Mar Mediterrâneo é pelo Estreito de Bósforo e portanto precisa pedir permissão à Turquia.


O Estreito de Bósforo liga o Mar de Mármara e Estreito de Dardanelos ao Mar Negro e separa a Europa da Ásia. Possui cerca de 30km de extensão e uma largura mínima de apenas 550m. Em Istambul, a Ponte do Bósforo possui 1.074m de comprimento.

Essa localização fez de Istambul uma cidade estratégica ao longo da história. Sempre foi o principal elo de ligação entre o Ocidente e o Oriente, tendo portanto um papel comercial e militar estratégico. O trânsito de navios e outras embarcações, no Estreito, é imenso.


É a maior cidade da Turquia e a segunda maior da Europa, porém não é a capital. Parte do seu território fica do outro lado do estreito e, portanto, na Ásia. É a única cidade do mundo localizada em dois continentes.

No passado Istambul foi chamada de Bizâncio, a capital do Império Bizantino, até o século IV dc. Mais tarde recebeu a denominação de Constantinopla, quando se tornou a capital do Império Romano do Oriente até 1453.

Com a queda de Constantinopla  em 1453,  que foi conquistada pelos turcos e passou a se chamar Istambul a capital do Império Otomano. A cidade que foi um bastião do cristianismo, passou a ser um reduto muçulmano, mas nunca perdeu a áurea cosmopolita e plural. A maior parte da sua população é muçulmana, porém a presença histórica de cristãos e judeus deixou em Istambul marcas culturais profundas.



Fonte: Texto-umpouquinhodecadalugar.com/Fotos:Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário