Digite aqui o assunto que busca

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Entendendo a cultura chinesa do "boi" e a emissão de selos pela França.

 

2021 é o ano do boi no calendário lunar. Desde os tempos antigos, os mitos, costumes e alusões de vários significados simbólicos conferidos pela cultura pecuária do povo chinês têm sido amplamente divulgados.

A China tem sido uma sociedade agrícola desde os tempos antigos. Com o desenvolvimento da cultura agrícola, a cultura do gado foi continuamente criada e registrada ao longo da vasta história do povo chinês. O boi é imponente e vigoroso, dócil e bem comportado, fácil de ser domado, trabalhador e simples, sendo profundamente amado pelo povo.

Por que o "boi" está em segundo lugar no zodíaco chinês? Na China antiga, um dia era dividido em doze períodos (conhecido como Shi Chen em chinês), cada um deles equivalente a duas horas nos tempos modernos.

Preparativos para o Festival da Primavera 2021 (12/02)

Cada “Shi Chen” era simbolizada por um animal, dizem que este “Shi Chen” se refere à hora mais ativa do animal, por isso há uma classificação dos signos do zodíaco. O signo do boi refere-se à hora do boi (de 1 às 3 horas). Durante esta hora, o boi já comeu grama suficiente e está pronto para o nascer do sol e para o trabalho de arar os campos.


O boi desempenhou um grande papel na evolução da sociedade humana e é um símbolo da cultura chinesa. A influência do gado para o povo chinês não se reflete apenas na produção e nos costumes, mas também na formação do espírito do povo chinês. Tomando o gado como exemplo, incorporando seu espírito e formando a cultura pecuária única da China e o caráter nacional dedicado e trabalhador.

Desde os tempos antigos as pessoas amam e respeitam os bois. Diversos grupos étnicos na China também cultivaram festivais de costumes tradicionais em respeito ao boi. O boi, puro de coração, dócil e cheio de vida é sempre o animal mais respeitável no coração dos chineses.

De acordo com registros históricos, desde o Período da Primavera e do Outono e o Período dos Reinos Combatentes, todas as partes do país colocaram um boi de terracota no portão sul da cidade na véspera do início da primavera. O imperador e as pessoas comuns precisam comparecer à cerimônia e chicotear o boi da primavera na esperança de uma boa colheita.


Há muitas celebrações pelo boi em poemas chineses. No campo da literatura e da pintura, os literatos e artistas de todas as dinastias adoravam escrever sobre e desenhar o gado. Aos olhos do povo chinês, o caráter do boi é honesto e tolerante, ele trabalha arduamente, é impetuoso, e é capaz de se empenhar com discrição.

No período de cada ano novo chinês, todas as famílias usam belos recortes de papel como grades de janela para criar uma atmosfera festiva. Esses recortes de papel também têm muitas imagens de bois, que não só refletem a vida agrícola dos trabalhadores, mas também implicam que as pessoas sejam diligentes e busquem uma vida melhor.


Nos tempos modernos, o boi é um símbolo de riqueza e esplendor. Quando as pessoas elogiam outras pessoas no cotidiano, elas não podem deixar de dizer: “Tai niu le” (ao pé da letra: muito boi, uma expressão que demostra excelência). As pessoas usam boi para descrever a alta no mercado de ações. 

"Niu" (pronúncia de boi em chinês) foi profundamente integrado à cultura chinesa, por isso, a palavra "niu" é freqüentemente utilizada para descrever positivamente o espírito de uma pessoa ou coisa. 


França emite selos comemorativos do Ano do Boi 

A França recentemente emitiu selos especiais do Ano do Boi para dar boas-vindas ao ano lunar tradicional chinês.

O conjunto de dois selos é da autoria do artista sino-francês Chen Jianghong, sendo que a cerimônia do lançamento foi realizada pelos Correios da França, em Paris, no último sábado (6).



Fonte: Diário do Povo Online

www.chinatur.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário