Digite aqui o assunto que busca

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Turismo na China, por seus clássicos jardins

 

Pontilhada com dezenas de jardins clássicos que evocam paisagens de rochas, montanhas e rios, Suzhou é um refúgio perfeito para turistas de Shanghai.


Suzhou está localizado há apenas uma hora de carro de Shanghai ou a 30 minutos de viagem de trem expresso.


Beijing (3n) – Hangzhou (2n) – Suzhou (1n) – Shanghai (2n)

A pequena cidade na província de Jiangsu, conhecida como a cidade dos jardins, já conquistou o seu reino no mapa turístico da China. Desde os tempos antigos, seus jardins, arquitetura e água fez a cidade ser chamada de "paraíso na terra".


A parte oriental da cidade é famosa por possuir jardins privados (mas abertos ao público), enquanto a zona oeste é mais rural, cercada por jardins requintados.

Turismo Oriental:


O Zhuozheng Garden, também conhecido como Jardim do Administrador Humilde, remonta a mais de 500 anos e é um dos quatro jardins mais famosos da China. As azaleias multicoloridas estão sempre floridas na primavera. 

O Festival anual das Azaleias ocorre em maio e apresenta inúmeras variedades raras no jardim. Lugares como o Pico Cloud (uma colina rochosa), a Floresta de bordo, o grande gramado do Jardim Oriente, o gramado sul de Tianquan e a floresta murta de crepe auxiliam na bela paisagem formada por este tipo de flor.

Há cerca de 12 mil potes de azaléia belga, 450 potes de Mao azaleias e 12.500 potes de outras flores. Para o feriado do Dia de Maio, jardineiros irão adicionar 1.200 potes de Mao azaleias e 36.000 potes de outras flores.

Resultado de imagem para Festival anual das Azaleias em Zhuozheng Garden

Durante o festival, o Pavilhão "Ouça a chuva" será voltado para um estudo antigo evocando a vida diária de um estudioso da dinastia Ming (1368-1644). O anfitrião do salão de cultura de Guanzhi realiza cerimônias do chá e compartilhar seu chá Pu'er com os visitantes.

Outro destaque do festival é um VIP feitos sob medida, uma turnê pelo jardim. Se você quiser evitar as multidões e obter um tour exclusivo, este é o passeio para você. Às 6h30, antes da abertura do jardim, aqueles que têm reservado o serviço VIP  se reúnem no portão norte. Apenas 16 VIPs são permitidos por dia. O guia em inglês também está disponível.


Você pode passar horas no jardim ou escolher um pequeno-almoço saudável estilo Suzhou.

A poucos passos do Jardim do Administrador Humilde está o Museu de Suzhou. Projetado pelo lendário arquiteto IM Pei, o museu tem uma rica coleção de pinturas, obras de caligrafia, porcelana, artesanato, selos e relíquias da cultura Wu que datam mais de 3.000.


Não muito longe do Museu Suzhou está o Forest Garden Lion, assim chamada por possuir muitas pedras em forma grotesca se assemelhando a leões. Ele cobre apenas um hectare, mas este jardim requintado tem tudo - córregos sinuosos, árvores exuberantes, corredores em ziguezague, belos pavilhões e montanhas rochosas.


Deixando o Forest Garden Lion, você pode passear pelo Pingjiang Road, uma antiga estrada pavimentada com paralelepípedos e ladeado com artesanato tradicional, oficinas, lojas e lanchonetes, além de prédios feitos de tijolos antigos.


No entanto, tenha cuidado para não perder o Garden Retreat que está escondido tão profundamente em uma rua estreita fora da estrada de Pingjiang que mesmo a maioria das pessoas Suzhou não sabe disso.

O jardim em Xiaoxinqiao Lane é único jardim da cidade cercado por um fosso e canal nos três lados.


O caráter de "ou" em nome chinês do jardim significa casal e este é um jardim de amor que Shen Bingcheng construi em 1874 para sua esposa Yan Yonghua.

O maior destaque do jardim é o seu "equilíbrio". Ele foi projetado com jardins no leste e oeste. No jardim oeste, todas as janelas de pedra são em forma de luas para simbolizar as mulheres, enquanto as janelas no jardim leste são em forma de sol, simbolizando os homens.

Resultado de imagem para jardim em Xiaoxinqiao

No jardim do leste, Shen construiu uma sala de estudo para sua esposa Yan, o que era raro pois os estudos eram destinados apenas aos homens. 

No lado sul do jardim ao lado do fosso, está o Pavilhão Tinglu onde Yan sentava-se ao lado da janela do segundo andar para ouvir o fluxo. Quando ela ouvia remos quebrando a superfície da água, ela sabia que seu marido estava voltando do trabalho.

Os visitantes também podem ver muitas gravuras de caligrafia, esculturas em pedra e colinas rochosas em quase todos os cantos do jardim.


Lingering Garden — Tiger Hill — Shantang Street — Maple Bridge Historic Site — Shihu Lake.

O Lingering Garden é uma recriação menor do Jardim do Administrador Humilde. A parte ocidental apresenta colinas rochosas em forma de montanhas famosas. A área central apresenta água e colinas, enquanto a parte oriental é conhecida por sua arquitetura.
A maior atração é o Pico Cloud, uma enorme pedra natural do Taihu Lake com 6,5 metros de altura e mais de uma tonelada de peso. Não foi esculpida e é considerado um tesouro nacional.


O lado ocidental do Duanliang Hall oferece artesanato de bambu, enquanto que o lado ocidental de Shangshan exibe teares antigos, rodas de fiar e roupas.

Durante o festival , os visitantes podem apreciar a dança "White Cloud e Tea Fragrance" no Sunwu Stage e aprender sobre o famoso White Cloud Tea. 

As sementes das flores estão à venda.

Não muito longe do Tiger Hill está a Rua Shantang, que mantém o sentimento autêntico de uma cidade de água tradicional. Andando pelos paralelepípedos, os visitantes podem ver casas antigas e pontes de pedra que cruzam os rios. A rua remonta mais de 1.100 anos. A oeste está a Ponte de bordo que contém o famoso Templo Hanshan.

Resultado de imagem para Rua Shantang Resultado de imagem para Rua Shantang

Fonte: viajandoparachina/Texto: Letícia Osti

Nenhum comentário:

Postar um comentário