Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de março de 2021

CEREJEIRAS NO JAPÃO 2021 – UMA VISÃO DE TÓQUIO!

 


A Florada das cerejeiras no Japão é uma das estações mais esperadas do ano não somente por turistas, como também pelos locais. Não tem como não se apaixonar pelas imagens e vídeos que circulam pela internet nessa época do ano.

Certamente, as Sakuras, maneira como as árvores de cerejeiras são chamadas no Japão, merecem toda essa celebração.

Angyozakura, ou cerejeiras de inverno, essas são as primeiras que florescem.
Cidade de Kawagoe, Saitama, até lugares que não atraem olhares, todo florido ganham novos ares.

QUANDO ACONTECE A FLORADA DAS CEREJEIRAS NO JAPÃO?

O início oficial da primavera no Japão acontece por volta do dia 20 ou 21 de março, quando também comemoramos o feriado nacional Shunbun no Hi. Mas as floradas da cerejeira mesmo, essas sim costumam ir de fevereiro e até metade de Abril, dependo da cidade e localização.

PREVISÃO DA FLORADA DAS CEREJEIRAS NO JAPÃO 2021:

  • Tóquio: 17 de março
  • Yokohama: 18 de março
  • Kanazawa: 24 de março 
  • Kyoto: 18 de março
  • Hiroshima: 17 de março
  • Nagoia: 18 de março
  • Osaka: 20 de março
  • Sapporo: 28 de abril

Uma tabela, como a apresentada abaixo, a previsão da primeira florada e da plena floração.


SOBRE AS CEREJEIRAS NO JAPÃO

A alegria toma conta da atmosfera, e não é por menos. Depois da secura do inverno, pouco importa por onde andemos, a paisagem é basicamente composta por galhos secos, dias curtos com pouca luz do sol, tudo parece morto.

O (re)despertar da vida com a chegada cerejeiras, certamente desperta nossa vontade de recomeçar ou continuar, é impossível ficar indiferente.

Nos parques, bosques, terão pessoas com suas lonas sentadas sob a copa florida das árvores, comendo, bebendo e ou mesmo dormindo, os japoneses dizem que se uma pétala cair na sua comida ou bebida, se terá muita sorte.


HISTÓRIA DA PREVISÃO DA FLORADA

Muito antigamente, quando as previsões do tempo eram inexistentes, a floração das cerejeiras marcava a época do início do plantio do arroz, pois elas floresciam quando a temperatura estava estável, e o risco de neve ou geada era muito baixo.

Mas hoje, infelizmente não é mais assim. Com o clima mais se parece com uma montanha russa, a floração também anda comprometida, elas estão soltando as folhas antes mesmo das flores, e a cada ano florescem mais cedo.

A floração das cerejeiras no Japão varia muito, no extremo sul ela tem início em fevereiro, terminando ao norte do país no final de abril, isso falando da variedade mais comum de cerejeiras, a someyoshino.

Na região de Tóquio, por exemplo, costuma florescer entre a última semana de março e a primeira de abril.

Shidarezakura, cerejeira chorona.


VARIEDADES DAS CEREJEIRAS

E por falar em variedade de cerejeiras no Japão, são mais de 300. Exatamente isso, não teve erro nos zeros, são trezentas variedades, sem catalogar as sub variedades, aí a conta sobe pra mais de 600. 

As flores tem uma paleta de cores que vão do verde ao vermelho. Cada uma com seu tamanho, número e formato das pétalas diferentes. É de encher e encantar os olhos de quem vê.

As cerejeiras são muito aguardadas, mas de uma efemeridade e delicadeza que nos fazem pensar na nossa existência. Qualquer sopro de vento mais forte, leva todas embora, como nossa vida, nunca sabemos quando esse vento chegará, nos levando desse plano.

Por isso, a chega das cerejeiras no Japão são tão carregadas de simbolismo, e despertam tanta admiração. Elas florescem e quase nos obrigam a aproveitar cada momento.

A imagem não tem edição, as flores são mesmo esverdeadas
Showa Kinnen Kouen, parque em Tóquio em homenagem ao imperador Showa falecido em 1989, em alguns anos coincide com a floração das tulipas. Um espetáculo!

CONCLUSÃO

Em Tóquio, o parque do zoológico de Ueno é repleto de cerejeiras, mas como é de fácil acesso, muito movimentado.

Parque Ueno, Tóquio

Fonte: viajoteca.com/cerejeiras-no-Japão/Fotos: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário