Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de abril de 2021

A porta de entrada na China - Aeroporto Internacional de Beijing Daxing

O Aeroporto Internacional de Beijing Daxing  um novo complexo a 46 quilômetros do centro de Beijing. Desenvolvido para aliviar o congestionamento no aeroporto existente da capital, ele é um importante centro de transporte para a região com a maior demanda mundial de viagens internacionais e será totalmente integrado à crescente rede de transporte do país.

Inicialmente, o Beijing Daxing atenderá 45 milhões de passageiros por ano, aumentando sua capacidade para 72 milhões até 2025 graças à expansão planejada para atender até 100 milhões de passageiros e 4 milhões de toneladas de carga anualmente. 

O terminal de passageiros de 700.000 metros quadrados inclui um centro de transporte terrestre de 80.000 metros quadrados que oferece conexões diretas a Beijing, a rede ferroviária nacional de alta velocidade e serviços de trem local, fornecendo um catalisador para o desenvolvimento econômico em Tianjin e na província de Hebei.

Guiados pelos princípios da arquitetura tradicional chinesa, os espaços são organizados interconectados em torno de um pátio central. O desenho do aeroporto guia todos os passageiros com facilidade pelas áreas de partida, chegada ou transferência até o grande pátio em seu centro, um espaço para reuniões com várias camadas no coração do complexo.








Seis formas fluidas dentro do teto abobadado alcançam o chão para apoiar a estrutura e trazer luz natural para dentro, direcionando todos os passageiros para o pátio central. A luz natural também entra através de uma rede de claraboias lineares que fornecem um sistema de navegação intuitivo em todo o edifício, guiando os passageiros para suas portas de saída. Seções estruturais de até 100 metros criam espaços públicos generosos e permitem o maior grau de flexibilidade para qualquer reconfiguração futura.



Cinco píeres de aeronaves irradiam diretamente do pátio central principal do aeroporto, onde estão localizados todos os serviços e comodidades para passageiros, permitindo percorrer distâncias relativamente curtas pelos corredores, sem a necessidade de trens de ligação automatizados. Como resultado, o design compacto da estrutura minimiza as distâncias entre o check-in e a porta, bem como as conexões entre as portas para a transferência de passageiros. Essa configuração radial garante que o portão de embarque mais distante possa ser acessado em um tempo de caminhada de menos de 8 minutos.



Fonte: archdaily.com.br/br

Nenhum comentário:

Postar um comentário