Uma China grandiosa, milenar e recheada de Patrimônios Mundiais, assim é a cidade de Beijing, que convive hoje em harmonia com um passado majestoso e um futuro promissor.
Em regra, brasileiros e portugueses precisam de visto para visitar a China. No entanto, os cidadãos desses países que estiverem em trânsito por Beijing por até 72 horas podem ser dispensados de visto. Para ter direito a esse benefício, o viajante deve permanecer em Pequim durante esse período e já ter passagem comprada, com assento marcado, para um terceiro país.
Muralha da China
A Muralha da China, também conhecida como a Grande Muralha, é sem dúvida o maior destaque de Beijing e região.
Construída durante várias dinastias, ao longo de 2000 anos, a muralha foi concebida para proteger o Império Chinês contra as ameaças de invasão de povos vizinhos, em especial dos temidos mongóis.
Atualmente, é possível visitá-la em diversas partes, mas as mais acessíveis são Badaling, Jiankou, Mutianyu e Simatai.
A parte mais badalada é Badaling, que é a região mais próxima à Beijing, mas também a mais cheia de turistas.
Se você deseja ver a muralha em uma região que não seja difícil de chegar, ainda em boas condições de conservação, mas em um ambiente mais vazio, a dica é visitar Mutianyu.
Cidade Proibida e Praça Tiananmen
Construída entre 1406 e 1420, a Cidade Proibida foi durante cinco séculos a residência oficial dos imperadores chineses. Durante esse período, apenas o imperador, seus familiares, empregados e oficiais militares podiam entrar dentro do complexo do palácio.
Em 1987, a Cidade Proibida foi declarada Patrimônio Mundial pela Unesco. Ainda hoje, o complexo abriga a maior coleção de estruturas de madeira preservadas no mundo, que está distribuída em 980 edifícios.
Parque Jingshan
Com entrada gratuita e localizado nos fundos da Cidade Proibida, o Parque Jingshan exibe a melhor vista do complexo imperial. Para isso, basta entrar, subir algumas escadas e logo você chegará no ponto mais alto, de onde a vista é de tirar o fôlego.
Aproveite que o parque abre super cedo (06:00 da manhã) e vá até lá antes da Cidade Imperial abrir. Assim, você tirará fotos excelentes e sem aquela multidão de turistas.
Palácio de Verão (Yiheyuan)
Outra atração declarada Patrimônio Mundial pela Unesco e que leva quase um dia inteiro para ser visitada.
Com cerca de 70.000 metros quadrados de espaço construído, o Palácio de Verão abriga uma enorme variedade de jardins, palácios, templos e pontes.
Templo do Céu
Construído em 1420, o Templo do Céu é o maior complexo de templos taoistas da China e foi também declarado Patrimônio Mundial pela Unesco pela sua grandiosidade e importância cultural.
Localizado dentro de um amplo e agradável parque urbano, o Templo do Céu foi bastante utilizado pelos imperadores das dinastias Ming e Qing, que pediam a intercessão celestial durante os períodos de colheita.
Templo de Confúcio
Criado por Confúcio, o Confucionismo é uma filosofia chinesa que propaga a responsabilidade e a moralidade das pessoas diante da família e da sociedade. Nessa perspectiva, uma das frases de Confúcio que ficou mais famosas foi “não faças aos outros o que não queres que façam a ti”.
Atualmente, o Templo de Confúcio em Beijing é o segundo maior do mundo dedicado a essa doutrina.
Vale a pena caminhar pelas salas do templo e observar os detalhes da história desse pensador chinês. Você entenderá como as suas ideias mudaram para sempre o sistema educacional na China.
Templo dos Lamas
Wangfujing Street
A Wangfujing Street está localizada em um antigo distrito de comércio de Beijing e é atualmente uma rua para pedestres com diversas lojinhas.
Qianmen Main Street
Outra rua dedicada ao comércio e aos pedestres.
A Qianmen Main Street, com seus 840 metros de comprimento e 570 anos de história, liga os antigos hutongs, uma espécie de bairro tradicional chinês semi-fechado, à Praça Tiananmen.
Atualmente é possível encontrar lojas internacionais, como H & M, Haagen-Dazs, Sephora e ZARA, além de várias lojinhas populares chinesas onde se compram roupas e sapatos suuuuper baratos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário