Digite aqui o assunto que busca

quarta-feira, 4 de agosto de 2021

CHANOYU: A BELEZA DA TRADICIONAL CERIMÔNIA DO CHÁ JAPONESA

 


Chanoyu (茶の湯) ou Chadō (茶道), como também é chamado, é a tradicional Cerimônia do Chá que acontece desde o século IX no Japão. Originário da China, o ritual se caracteriza por servir e beber o “matcha”, um chá verde pulverizado, obedecendo a tradicionais fundamentos que seus participantes devem seguir. Também chamado de “Caminho do Chá” a arte, desenvolvida sob a influência do Zen budismo, busca a serenidade, o equilíbrio e a purificação da alma.

Chanoyu: A Essência da Cerimônia do Chá

A cerimônia, geralmente, acontece na “Sukiya” (tradicional casa de chá japonesa) que consiste basicamente: de uma sala de chá (cha-shitsu), uma sala de preparo (mizu-ya), sala de espera (yoritsuki) e de um caminho especial, geralmente cercado por um elaborado jardim (roji), que leva à entrada da Casa de Chá. Enquanto a forma como é manipulado ou, a arte de seu preparo, é chamado de temae.


As origens do Caminho do Chá no Japão

A tradição de servir chá verde em pó foi introduzida no Japão a partir do século XII. Nesse período, sacerdotes budistas japoneses que viajaram para a China para estudar escrituras religiosas retornaram à sua pátria tendo adquirido novos costumes.


Entre os religiosos, o sacerdote Eisai (1141-1215 CE), da seita Zen budista de Rinzai, é creditado ter sido o primeiro a preparar o chá na sua forma em pó. O chá verde em pó tornou-se uma característica importante da tradição monástica Zen e foi usado, principalmente, como um auxílio para se manter alerta durante os longos períodos de meditação.


A principio, além dos monges, apenas a aristocracia participava das refinadas cerimônias de chá, sendo mais tarde estendida a classe militar, aos comerciantes, e finalmente, ao povo em geral.

Inspirado nos princípios wabi, foi o monge Sen no Rikyū, ou simplesmente Rikyū, quem desenvolveu os aspectos do “wabi-cha” ou, o estilo de chá que reflete um gosto simples e silencioso enfatizando a franqueza e a honestidade de abordagem. É este estilo simples de cerimônia do chá que é praticado e ensinado ainda hoje no Japão, e no Mundo.


Chanoyu: Os Princípios Fundamentais da Cerimônia do Chá
Os princípios orientadores de Chanoyu são:

  • Harmonia (Wa): harmonia entre convidados e o anfitrião, natureza e configuração dos utensílios
  • Respeito (Kei): sinceridade e respeito em relação ao outro, independentemente da classificação ou status
  • Pureza (Sei): não só o ambiente, mas principalmente, purificar o espírito; ser puro de coração e mente
  • Tranquilidade (Jaku): paz interior que resulta da obtenção dos três primeiros princípios; essa paz interior permite que alguém a compartilhe verdadeiramente
Além desses princípios, a essência de Chanoyu está incorporada no conceito de “Ichi-go ichi-e” (literalmente, um encontro, uma reunião, pronunciado eecheego eechee-eh). Esta é a consciência de que cada reunião de chá é um evento único na vida, assim como um momento, que nunca se repetirá exatamente igual novamente. Por esta razão, a partilha de uma tigela de chá deve ser conduzida com humildade e com a maior sinceridade.


Este compartilhamento de uma única tigela de chá representa a unidade dos corações e das mentes entre os participantes. Uma reunião Chanoyu, é repleta de simbologia e respeito. Particularmente importante é a maneira como uma tigela de chá é apresentada e recebida.

O anfitrião é quem determina qual o lado da tigela ficará voltada para o convidado. Quando for apresentada a um participante, a frente sempre estará voltada para o anfitrião. Da mesma forma, quando o chá é consumido por um convidado, a tigela é girada para que seu lado mais admirável esteja sempre de frente para o anfitrião. O convidado então se inclina para o segundo convidado e levanta a tigela em um gesto de respeito ao hospedeiro.

Esta prática reflete o espírito  e os princípios de uma cerimônia de chá: harmonia, pureza, tranquilidade e respeito.

Chanoyu é uma arte que promove a sensibilidade e o respeito, não só ao próximo, mas à natureza e o Mundo. A arte do “Chadō”, mais que uma simples cerimônia de chá, é um evento memorável, rico em simbologia, que concilia tradição, harmonia e paz.

Fonte: cacadoresdelendas.com.br

www.chinatur.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário