Digite aqui o assunto que busca

segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Entendendo a medicina tradicional chinesa

Uma das bases filosóficas da medicina chinesa prevê que os fenômenos do universo são produtos do movimento e da mutação dos cinco elementos: madeira, fogo, terra, metal e água. Os chineses 
antigos adquiriram conhecimento desses elementos por meio da longa observação da natureza, e atribuíram certos valores a cada um deles.

A relação entre os elementos baseia-se em dois aspectos que se apoiam mutuamente para propiciar harmonia: o ciclo de geração e o ciclo de dominância (ou controle).

No ciclo de dominância, os elementos formam relações de controle e restrição uns sobre os outros. A madeira controla a terra (a madeira consome a terra), a terra controla a água (a terra limita o caminho da água), a água controla o fogo (a água apaga o fogo), o fogo controla o metal (o fogo derrete o metal) e o metal controla a madeira (o metal corta a madeira).

As relações de geração e dominância asseguram o equilíbrio entre os elementos e a normalidade de seus processos – no caso do corpo humano, o seu funcionamento fisiológico saudável. Como os cinco elementos demonstram estreita interdependência, o desequilíbrio de um repercutirá sobre todo o sistema.

A Chinatur já tem parcerias com alguns Institutos que fazem uso da MTC (Medicina Tradicional Chinesa), que estão programando suas viagens à China, para aprimorar aprendizado em seus diagnósticos. 

As viagens à China já estão com um aval da China para brasileiros entrarem em Outubro/2021, uma vez que a Pandemia estará com sinais bem mais brandos, pois a maioria da população já estará vacina com a segunda dose.

Aproveite a ida desses grupos à China e se junte-se a eles, para conhecer o que a China tem de muito bom, que são os seus ensimentos milenares. Fale com o Sokan (diretor da Chinatur) ele terá o imenso prazer em lhe apresentar a esses grupos para uma feliz viagem !!!
(11) 98149-5847 (whatsapp)

Os cinco elementos também podem ser compreendidos em função das estações do ano.

A água é a fase associada ao inverno,
em que prevalece a força yin, relacionada a um comportamento de introspecção. O inverno é tempo do descanso, da quietude, quando a energia deve ser poupada, recolhida, condensada, conservada e armazenada. Devemos “hibernar” para poder explorar as próximas estações.

A madeira está associada à primavera, estação em que as plantas florescem. A força yang, de expansão, prevalece nesse período. Trata-se de uma fase com energia quente, alegre, bem-humorada, colorida e explosiva. Está associada ao vigor, à juventude, ao crescimento e ao desenvolvimento.

Em seguida vem o verão, com energia similar à da primavera: expansiva e criativa, simbolizada pelo fogo, com a força yang em seu ápice. Essa energia está associada ao amor e à compaixão, à generosidade, à alegria e à abundância.

O final do verão traz um momento bastante peculiar no conceito da medicina tradicional chinesa.
Trata-se do interlúdio, quando há um perfeito equilíbrio entre yin e yang, pois a intensidade do fogo diminui, transformando-se em energia da terra. Há sensação de bem-estar e plenitude.

No início do outono, a energia da terra transforma-se em metal. E, durante essa fase, começa novamente a condensar-se, a contrair-se, volta-se para dentro para se acumular e armazenar. É quando libertamos tudo que pode ser dispensável, da mesma forma que as árvores dispensam as folhas com o intuito de poupar sua essência. É necessário economizar forças nesse momento para atravessar o inverno, período de processar os aprendizados obtidos no verão.

Fonte: institutoconfucio.com.br

Você terá roteiros à sua disposição, todos elaborados pela Equipe da Chinatur e a viagem é cuidada por essa Equipe, que lhe dá o apoio necessário durante todo o percurso. Depoimento de nossos Clientes.

Entre tantos locais turísticos de passeio, você irá visitar o famoso Templo ShaoLin, o famoso centro de estudos de artes marciais (Kungfu Chinês), onde assistirá uma apresentação de artes marciais.
 

Nesse roteiro você visita em Lhasa, capital administrativa do Tibet, Palácio de Potala, onde foi Residência de inverno do Dalai Lama, Monastério Sera, o segundo de importância, Monastério Jokhang, considerado como a catedral de budismo tibetano, e ao Mercado Barkhor e Norbulingkhacujo significado é “Jóia” e é o palácio de verão dos Dalai Lamas.


Esses e outros, (roteiros) estão à sua disposição, encontre o que melhor lhe aprouver e nos contate para providenciarmos a sua viagem!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário