Digite aqui o assunto que busca

segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Turistando em Yogyakarta, a cidade cultural da ilha de Java, na Indonésia

 

Yogyakarta é o berço da civilização na ilha de Java, na Indonésia, e o lar dos antigos reinos budistas e hindus, que deixaram na região templos que resistem até hoje, mesmo tendo passado por erupções vulcânicas, terremotos e abandono.

Em Yogyakarta você se sentirá distante da cidade grande que deveria ser, pois o lugar ainda mantém o ritmo leve de cidade do interior, visto através dos prédios baixos e warungs (barracas) encontrados em cada esquina. Ademais, Yogyakarta tem o maior IDH da Indonésia e lá você sempre encontrará muitos jovens, que são atraídos para a Província pelas mais de 100 universidades da região.


Borobudur

Um dos templos mais famosos de Yogyakarta e uma das atrações principais para quem visita a cidade, Borobudur é um templo budista do século IX que foi construído como um local para glorificar Buda e para peregrinação, guiando a humanidade do mundo do desejo até a iluminação, conforme os ensinamentos do Buda.


Borobudur tem três níveis que representam a cosmologia budista: o mundo do desejo, o mundo da forma, e o mundo sem forma, no qual a pessoa se torna iluminada. Peregrinos devem percorrer todos os níveis para replicar o caminho para a iluminação, e também as famosas estupas (as torres com formato de sino) que podem ter uma estátua do mestre budista com diferentes gestos de mão (conhecidos mudras).



Prambanan

Também construído no século IX, Prambanan é um templo hindu dedicado ao deus Shiva. No complexo você encontrará vários outros templos, sendo o de Shiva o maior de todos, tendo os de Brahma e Vishnu como vizinhos; e outros menores, com alguns deles dedicados aos animais sagrados que transportam os deuses hindus (Nandi, Garuda e Hamsa).


Candi Sewu

Candi Sewu é mais um templo budista e o segundo maior em Java Central (o primeiro é Borobudur). Ainda não muito explorado, é um lugar sem muitos turistas, no qual você pode caminhar pelas ruínas sossegado. Ao todo são mais de 240 templos, com um templo maior no meio e as ruínas do que anteriormente eram os outros templos menores. Apesar de ser uma construção budista, na arquitetura é possível encontrar influências hindus – um sinal de que as religiões coexistiam pacificamente.


Você pode visitá-lo após conhecer Prambanan, pois os mesmos ficam a uns 800 metros de distância um do outro.


Candi Plaosan

Candi Plaosan é outro templo budista nas redondezas, situado a aproximadamente 1 quilômetro de distância do templo Prambanan. São aproximadamente 170 construções, dentre elas estupas (como as de Borobudur) e santuários, muitos com as estátuas do Buda.


Complexo Taman Sari

Taman Sari era o jardim real do Sultão de Yogyakarta que foi construído no século XVIII, possivelmente por um arquiteto português, como um lugar de descanso e meditação para o Sultão.

Lá você poderá encontrar o Water Castle, um complexo com três piscinas, onde em uma delas as concubinas do Sultão dançavam enquanto ele observava do topo da torre. Depois, ele jogava uma flor para uma delas pegar, e quem fosse rápida o suficiente se juntaria a ele em sua piscina particular.


Fonte: elenpradera.com/Fotos: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário