O presidente chinês Xi Jinping reiterou na quinta-feira a determinação da China em compartilhar oportunidades de desenvolvimento com o resto do mundo, dizendo que a abertura é uma marca registrada da China contemporânea.
O presidente disse que a China não mudará seu compromisso com uma globalização econômica mais aberta, inclusiva, equilibrada e benéfica para todos.
Xi fez os comentários ao abordar por vídeo a cerimônia de abertura da quarta Exposição Internacional de Importação da China (CIIE, na sigla em inglês) e o Fórum Econômico Internacional de Hongqiao, em Shanghai.
O presidente exortou a comunidade internacional a aderir à tendência prevalecente de globalização econômica e a apoiar países em todo o mundo a uma abertura mais ampla, rejeitando o unilateralismo e o protecionismo.
"Isso é muito importante se quisermos levar a humanidade rumo a um futuro melhor", disse.
Xi disse que, como única grande economia a registrar um crescimento positivo do comércio de bens no ano passado, a China fez contribuições importantes para manter estáveis as cadeias industriais e de abastecimento globais e impulsionar a recuperação econômica mundial.
Desde o início da pandemia, a China forneceu à comunidade internacional cerca de 350 bilhões de máscaras, mais de 4 bilhões de roupas de proteção, mais de 6 bilhões de kits de teste e mais de 1,6 bilhão de doses de vacinas, disse, observando que estas são ações concretas que a China tomou para honrar seus compromissos e cumprir suas responsabilidades.
"Desde que ingressou na OMC, a China tem se mantido cada vez mais aberta ao mundo, gerando assim uma nova onda de desenvolvimento doméstico e injetando novo ímpeto na economia mundial", disse.
A China dará mais ênfase à expansão das importações e à busca do desenvolvimento equilibrado do comércio, disse, anunciando que a China abrirá mais zonas de demonstração para a promoção criativa do comércio de importação.
De acordo com Xi, a China revisará e ampliará o catálogo da indústria, orientado para a atração de investimento estrangeiro para setores como manufatura avançada, serviços modernos, novas tecnologias, conservação de energia e proteção ambiental.
Para defender os interesses comuns do mundo, a China também se unirá ativamente aos esforços globais para enfrentar as mudanças climáticas e salvaguardar a segurança alimentar e energética, além de fornecer mais assistência aos países em desenvolvimento no âmbito da cooperação Sul-Sul.
Os líderes políticos e empresariais internacionais saudaram a exposição e seu contributo para a recuperação econômica mundial.
O discurso do presidente Xi demonstra uma vez mais a firme determinação da China em continuar sua jornada de abertura de alto nível, na busca de uma colaboração mutuamente vantajosa, que deverá trazer um novo vigor à economia global, disse Daniel Brindle, presidente do Novartis Group na China.
Centro de imprensa da CIIE é aberto oficialmente
A 4ª Exposição Internacional de Importação da China (CIIE, sigla em inglês) foi inaugurada nesta quinta-feira (4) à noite em Shanghai, a exposição será realizada de 5 a 10 de novembro. O centro de imprensa da CIIE foi oficialmente aberto no mesmo dia aos repórteres locais e do exterior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário