Digite aqui o assunto que busca

terça-feira, 16 de novembro de 2021

O QUE FAZER EM MARRAKECH, NO MARROCOS

 https://www.vounajanela.com/marrocos/o-que-fazer-em-marrakech/


Medina

A Medina é a parte mais antiga das cidades árabes e o coração de Marrakech. Um aglomerado de casas, riads, comércio de todo o tipo distribuídos em um labirinto de ruas, becos e vielas. Tudo isso cercado com grandes muralhas que protegiam as cidades séculos atrás.

O melhor lugar para começar a sua visita por Marrakech é na Medina, melhor ainda se você se hospedar em um tradicional riad no centro da cidade antiga.

Muros da Medina

São milhares de lojas e tendas que vendem de tudo, do mais tradicional artesanato marroquino, Muitas opções de comida, pães maravilhosos e doces. O marroquino come muito doce e eles são ótimos. Vale provar também o tradicional chá marroquino de hortelã.

Praça Jamaa el-Fnaa

No centro da Medina fica a praça principal da cidade, é na Jamaa el-Fnaa onde a beleza que é Marrakech fica mais evidente. No centro dela ficam as barracas vendendo artesanato, frutas, comidas e artigos de beleza, como os famosos óleos de argan.

No entorno dela ficam os becos que levam até os Souks, os mercados mais antigos da cidade e em muitas partes só frequentados pelos marroquinos. Na praça Jamaa el-Fnaa ficam também alguns cafés com ótimos terraços que proporcionam uma excelente vista da cidade.


Mesquita da Koutoubia

A Mesquita da Koutoubia é o principal cartão postal de Marrakech. Um templo religioso construído no século XII imponente e em perfeito estado de conservação. De vários pontos da cidade se consegue ver o minarete, que é a torre da mesquita, e um ótimo ponto de referência para se localizar.

A entrada só é permitida para muçulmanos, mas dá para passear na praça no entorno da mesquita e nos jardins que ficam atrás e do lado esquerdo dela.


Palais de la Bahia

O palácio foi construído no século XIX e todo no estilo arquitetônico conhecido como árabe-andaluz, com muitos padrões de azulejos de zellige coloridos revestindo o piso e as paredes do palácio. Os tetos são de madeira com ricos detalhes entalhados e muito ornamentados.


O Palais de la Bahia tem 150 cômodos, entre salas, salões e quartos e a gente consegue visitar muitos deles.

Outro ponto alto é o pátio central, enorme e todos em ladrilhos azuis e com detalhes de madeira em amarelo. Passando por ele chegamos a um belíssimo jardim, com várias salas ricamente decoradas no seu entorno.


Jardim de Majorelle e Yves Saint Laurent

O Jardim de Majoelle foi criado pelo pintor francês Jacques Majorelle quando em uma visita ao Marrocos ele se apaixonou pela cidade e comprou uma área onde construiu uma casa no estilo mouro e seu belíssimo jardim.

Depois da morte dele nos anos 60, o estilista francês Yves Saint Laurent em visita a Marrakech com o então companheiro Pierre Bergé, compraram a propriedade para evitar que ele fosse destruída para a construção de um hotel.


Saint Laurent passou a morar na casa e cuidar e ampliar o jardim, que ganhou espécies de todo o mundo, inclusive do Brasil. É lá que fica o memorial ao Yves, onde parte de suas cinzas foram espalhadas e o lugar é marcado por uma coluna romana.

Os jardins são lindíssimos e a casa é pintada em um tom de azul incrível com janelas amarelas e detalhes em outros tons de azul. Existem lagos, canais, muita sombra e cactos gigantes.


Ensemble Artisanal Marrakech

Pertinho da Mesquita da Koutoubia fica um complexo com dezenas de lojas de artesanato marroquino mantido pelo governo e onde o preço praticado é muito barato.


Tudo que é vendido ali é original, muitas peças são produzidas ali mesmo, na sua frente. 

O lugar funciona em um prédio antigo, com uma entrada lindíssima cheia de padrões em azulejos e um pátio com cafés e restaurantes. 


Medersa Ben Youssef


O lugar é uma antiga madrassa, uma escola muçulmana considerada uma das mais bonitas do Marrocos e que hoje funciona como museu. A escolha foi construída em 1570, passou por algumas reformas nos séculos seguintes, fechou nos anos 60 e reabriu como museu em 1982.

Pela entrada, uma porta simples em uma das vielas da Medina, a gente não imagina a beleza escondida em seu interior. Ao passar pela porta choque visual do pátio principal com azulejos verdes, uma fonte em mármore e muitos detalhes esculpidos em madeira.


Fonte: vounajanela.com/marrocos

Nenhum comentário:

Postar um comentário