A China é o lar de uma das culturas mais antigas do planeta e seu imenso império é pontilhado de templos budistas. Ao cruzar a soleira de um desses templos na China, você está entrando em um espaço onde o tempo não tem significado. O budismo tem sido praticado onde você está da mesma maneira, desde que a construção foi cuidadosamente construída. E isso é apropriado porque os budistas acreditam que não há fim para o passado ou futuro. Entre nos jardins zen da China para se perder em uma história de séculos.
Templo do Céu
O templo mais famoso da China, o Templo do Céu não é tecnicamente um templo; é um altar. Você não encontrará monges, adoradores ou incenso aqui. Mas você encontrará uma arquitetura deslumbrante no coração de Beijing. O jardim murado tem entradas em todos os quatro pontos cardeais. O jardim interior é meticulosamente organizado em secções retas de forma a eliminar as imperfeições da natureza. Os corredores do templo se erguem impressionantemente acima dos jardins. Os edifícios são redondos, enquanto suas fundações são quadradas para refletir a antiga crença de que o céu é redondo e a terra é quadrada.
Mosteiro Suspenso
Construído em linha reta em um penhasco a 75 metros (246 pés) do solo, o Mosteiro Suspenso certamente ganhou seu nome. Casas de oração budistas lindamente ornamentadas são sustentadas por longas estacas cravadas na encosta. Pontes estreitas e pequenos corredores conectam essas casas de culto, mas você não poderá visitá-las por muito tempo. Um grande número de visitantes corroeu a eficácia das fundações dos edifícios. Por preocupação com a segurança, o Mosteiro Suspenso bloqueará os visitantes em um futuro próximo. Hengshan foi construído em 491. O fato de ter resistido por tanto tempo o torna uma maravilha arquitetônica. E se você for excluído, não se preocupe. O próprio templo é bastante normal. É a maravilha dos edifícios precários gravados na encosta da falésia que torna este templo inesquecível.
Jokhang
Você passará por peregrinos budistas prostrando-se do lado de fora do antigo Templo Jokhang, no centro do Tibete. Eles vêm adorar aos pés da estátua central do Buda dourado de 1.300 anos, a mais venerada de todas as imagens de Buda no mundo. O templo é mantido pela Escola Gelug, mas eles aceitam todas as diferentes seitas budistas para adorar aqui. O deslumbrante telhado dourado do templo de dois andares abriga um interior visualmente rico em marrom e dourado. Visite pela manhã, quando o templo está acessível e rodeado por peregrinos comendo manteiga de iaque. À tarde, parte do templo é fechada e só é visível através de grades.
Templo Lama
Bem no meio do firmamento budista em Beijing, você encontrará o reluzente Templo Lama. Antiga residência do imperador Yong Zheng, o Templo do Lama foi convertido em mosteiro em 1744. Se você só puder visitar um templo na China, torne-o o Templo do Lama. É talvez o templo budista tibetano mais famoso fora do Tibete e por boas razões. O Templo Lama, no coração de uma das maiores cidades da China, apresenta afrescos de tirar o fôlego, um Buda de 18 metros (60 pés) em forma tibetana, esculturas tântricas, arcos deslumbrantes, carpintaria artesanal e telhados incrivelmente ornamentados. Dividido em cinco grandes salões, você pode passar dias imaginando o esplendor.
Templo do Cavalo Branco
A tradição afirma que o Templo do Cavalo Branco foi o primeiro templo budista construído na China. O antigo templo, construído em 68 dC, fica fora das muralhas da antiga capital Han oriental. É uma visita fácil para turistas ocidentais porque todas as placas estão em mandarim e inglês. O templo principal foi reformado várias vezes ao longo dos anos, principalmente durante as dinastias Ming e Qing, na década de 1950 e, mais recentemente, em 1973 após a Revolução Cultural. Numerosos salões são abertos para jardins bem cuidados e galerias neste belo templo. Observe as belas estátuas, como os dois leões míticos na entrada, o Buda de Jade e os mundialmente famosos Budas Śākyamuni e Maitreya.
Templo Nanshan
O Templo de Nanshan é o maior local sagrado budista construído na China desde a fundação da República Popular da China. Ele apresenta uma estátua branca cintilante de 100 metros (350 pés) construída sobre um afloramento rochoso no Mar do Sul de Sanya. Todo o terreno do templo foi construído com esta estátua como ponto focal. Sua praça de entrada principal, cercada por torres brancas ornamentadas, estende-se até a estátua no mar com uma ampla passarela. Um belo lago fica de um lado da passarela e um bosque do outro para canalizar sua atenção para a impressionante estátua de três lados. Este templo do Sul da China tem o nome de um ditado popular budista - “Boa sorte vale tanto quanto o Mar do Leste; a longevidade é alta como Nanshan ”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário