Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de novembro de 2021

UMA TARDE PELO PARQUE UENO, O MAIS POPULAR PARQUE URBANO DO JAPÃO

Fundado em 1873, o Parque Ueno é um dos primeiros parques públicos do Japão. Localizado no bairro de mesmo nome, nele estão concentrados grandes museus, além de lindos templos e o Zoológico de Ueno, o mais antigo do país. Uma viagem à Tokyo deve necessariamente envolver uma visita de algumas horas a este parque. E, para quem ainda tiver tempo, vale dar uma volta em Ameyoko, um tradicional e curioso mercado de rua, que fica ao lado do parque.

Ameyoko

Ao lado direito de quem entra estão localizados os grandes museus do parque. O Museu Nacional de Arte Ocidental concentra obras dos principais artistas ocidentais, como Monet, Rodin, Van Gogh, entre outros. Ao seu lado fica o Museu Nacional de Ciências, com atrações e experimentos científicos interativos. Logo em seguida, encontramos o Museu Nacional de Tokyo, que é o maior e mais antigo museu do Japão e reúne um grande acervo que dizem ser o melhor da arte japonesa do mundo.

Museu Nacional de Arte Ocidental

Museu Nacional de Ciências

Museu Nacional de Tokyo

Mais à frente, fica o Museu Metropolitano de Arte de Tokyo, que além do lindo prédio, apresenta uma grande coleção de arte contemporânea japonesa. 


Santuário Toshogu-jinja. Um santuário xintoísta, de 1651, dedicado ao xogum Ieyashu Tokugawa e uma das últimas estruturas na cidade da era Edo. Com portas douradas em estilo chinês, possui grandes dragões enfeitando a entrada e um lindo jardim ao seu redor com um corredor de lanternas de pedra.


Como nos demais templos japoneses, quem quiser, pode tentar a sorte no Omikuji, também conhecido como “papéis da fortuna”. Amuletos e Ema também são vendidos próximo à entrada do templo. Para quem não conhece, Ema são as famosas plaquinhas de madeira encontradas nos templos budistas e xintoístas, e servem para que as pessoas escrevam desejos e agradecimentos e as pendurem nos suportes existentes na entrada dos templos. O desenho e o formato das Ema podem variar de acordo com o templo ou com o período do ano. Nesse templo, eram vendidas placas com desenhos de cavalos e gatos.


Um lindo pagode de 5 andares, datado do século XVII e original do templo Kanei-ji (onde hoje fica o Parque Ueno), é um dos marcos do parque e chama a atenção de quem passa por ali. Hoje fica dentro da área do zoológico.


Outro ponto que merece destaque é o Monumento da Paz em homenagem às vítimas das bombas atômicas que caíram sobre Hiroshima e Nagasaki. O monumento é todo feito em pedra, com uma pomba estilizada esculpida em relevo.

No interior da pomba, uma chama queima intermitentemente. Tal chama foi retirada dos escombros de uma casa incendiada após o bombardeio de Hiroshima, que foi trazida, em uma tocha, para este monumento. Mais detalhes desta história são contados em uma placa junto ao monumento. A chama dentro da pomba será mantida acesa até o dia em que não houverem mais armas nucleares no planeta.


O Pavilhão e o Templo Benten, que ficam localizados no meio do Lago Shinobazu, um imenso lago repleto de plantas (lótus), muito utilizado para atividades recreativas. Lótus é uma planta aquática cheia de significados. No budismo, devido ao seu ciclo de vida, simboliza a vida eterna e a renovação.

O templo é dedicado à Benten, deusa da riqueza, saúde, música e sabedoria. 





Fonte: todososrumos.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário