Tipos de trem na China
Os trens de alta velocidade
Os trens de alta velocidade (高铁)em chinês, são os que vem com G na frente do código. Usando este tipo de trem uma viagem entre Beijing e Shanghai dura cerca de 5 a 5 horas. Nesses trens geralmente não se tem camas, como são viagens um pouco mais curtas os assentos podem ser de segunda ou primeira classe ou em pé.
Os trens da categoria D também são rápidos, bem semelhantes aos de categoria G.
Trens lentos
Os trens com prefixo Z K T são os trens lentos. Mais antigos que os trens de alta velocidade, os trens lentos são mais baratos e em algumas ocasiões podem ser um pouco mais confortáveis. Ao planejar uma viagem para a China, tenha em mente que o país tem proporções continentais, ou seja, se quiser conhecer diferentes regiões terá que fazer longos deslocamentos.
Nesses casos uma viagem em trem noturno pode ser a escolha mais econômica e consideravelmente confortável. Para os trens lentos, o melhor tipo de assento são as camas. Divididas em hard ou soft sleeper.
Como são os assentos dos trens chineses
Poltronas
Viajando sentado as suas opções são Assento de 1 e 2 classe, ou o hard seat. O assento de 2 classe, ele é confortável e tem um custo justo. O de primeira classe é um pouco mais espaçoso e confortável.
Camas
Você pode escolher entre hard e soft sleeper. A diferença entre as duas classes é o número de camas, o conforto e a privacidade.
Viajando de Hard Sleeper cada cabine tem 6 camas, três de cada lado. O colchão não é tão macio, mas ainda assim com conforto razoável. A cabine não tem portas então quem passa nos corredores consegue ver a cabine, não que isso seja um problema. Todas as camas tem travesseiro e um edredom.
Já no Soft Sleeper são apenas 4 camas por cabine, então todos os passageiros conseguem sentar nas camas, coisa que não acontece no Hard Sleeper (só quem pega a cama de baixo consegue sentar). O colchão é mais macio e um pouco maior. Além disso a cabine tem porta dando mais privacidade aos passageiros.
Como comprar o seu ticket de trem na China
Para os mais aventureiros vale pesquisar a passagem anotar o número do trem o horário e ir lá na estação comprar. Para isso você precisa fazer essas anotações em mandarim. Ou pedir para alguém anotar para você. Aqui um exemplo das informações básicas que você precisa fornecer para comprar a passagem.
Data: 2017 年 03月 27号。 Use os caracteres Nián(ano), yue(mês) e hào(dia), respectivamente.
Matheus Crespo – 名字 (nome) JF***** 护照 (passaporte).
Para assento de segunda classe – 二等座 (Èr děng zuò) – Para primeira classe use 一等座 (Yī děng zuò)
Para Soft Sleeper use – 软卧 (Ruǎnwò) e para Hard Sleeper use 硬卧 (Yìngwò).
Comida no trem
Todos os trens da China tem um vagão restaurante. A solução pra não depender dessa comida, é levar algumas frutas, ou os famosos macarrões instantâneos. 9 em cada 10 chineses levam macarrão para comer no trem. Os vagões tem água quente, então é bem tranquilo de fazer.
Vale realmente a pena viajar de trem na China ou é melhor pegar um avião
Considerando o tempo de antecedência com o qual você precisa chegar no aeroporto, e o fato de que a maioria fica bem fora da cidade ou seja o deslocamento até lá pode ser longo e custoso, com todas as letras que na maioria das vezes o trem vale muita mais a pena. Tanto pelo preço quanto pela comodidade. Não há restrição de bagagem, não tem atraso e você pode ir dormindo caso a viagem seja longa. Além das passagens geralmente serem mais baratas, reduzindo o custo da viagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário