Muitas vezes esquecida nos roteiros de viagem, a encantadora cidade de Nara merece pelo menos um dia inteirinho do seu roteiro no Japão.
Comece sua visita pelo templo Kasuga Taisha que fica no parque de Nara (Nara Koen). Caso seja primavera você será recebido pelo rosa das cerejeiras, no outono o show fica por conta do vermelho das folhas de mapple (momiji) e do amarelo do Icho. No inverno e no verão os milhares de bambis espalhados pelo parque farão com que a visita seja no minimo curiosa ou divertida.
Kasuga Taisha é um templo shintoista, cujo Deus é um Deus protetor dos Bambis e por isso eles estão espalhados por todo o parque de Nara onde são cuidados e protegidos. O templo data do ano 768 e é um show. Um templo vermelho e imponente decorado com laternas – uma diferente da outra e uma mais linda que a outra – ornamentado com um Cedro Milenar.
Caso você tenha um pouco de sorte, poderá acompanhar uma cerimonia de casamento Shintoista, algo muito diferente do que estamos acostumados e muito especial.
Não deixe de visitar a parte de trás do templo onde muitas lanternas ficam acesas em um quartinho escuro. No dia 14 e 15 de agosto, dia dos mortos. 100% das lanternas do templo são acesas, imagine que espetáculo bonito. Mas para quem quer ter um gostinho do que é ver tudo iluminado, o quarto já tá de ótimo tamanho. Perca alguns minutos para descobrir os diferentes desenhos das lanternas.
Saindo do templo, caminhe por dentro do parque, uma trilha muito bem sinalizada e muito bonita de aproximadamente 1 km te levará ao templo mais famoso de Nara, o Todaiji.
Mas no caminho…
…um pequeno santuário dos bambis, e muita, mais muita cor…
Os bichos são espertos, tão espertos que assim que a vendedora te entregar o pacote, muitos deles virão até você com uma velocidade um pouco maior do que você gostaria e farão de tudo para que você entregue rapidamente a maior quantidade de biscoitos no menor tempo possível.
Todaiji
Quando cansar da brincadeira, é hora de entrar no templo. Repare que tudo ali dentro é gigantesco, desde as portas externas as colunas. O templo é a maior estrutura de madeira do planeta (aos poucos você notará que os japoneses adoram superlativos, e ser o maior do mundo em qualquer coisa é motivo de festa para um país pequenino).
Monge rezando em frente ao templo
Lá dentro você terá a chance de conhecer o maior Buda do Japão, enorme, feito de bronze e sentado numa flor de Lotus. O Buda Vairocana tem 14.98m de altura com olhos de um metro de largura. Ao lado dele há mais dois budas grandes, um de cada lado e dois guardiões que pisam nos monstros inimigos. O mais surreal é sentir-se uma formiga nessa terra de gigantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário