Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de agosto de 2022

China - Comida de Xinjiang, a província muçulmana chinesa

A região autônoma de Xinjiang tem visto um aumento na sua economia e crescimento do turismo através da gastronomia. O local foi importante para a Rota da Seda e possui uma culinária com influências do Oriente Médio, Ásia Central e Rússia.

No Grande Bazar em Urumqi, capital de Xinjiang, por exemplo, centenas de barracas com especialidades locais, de frutas da estação a espetos de carne, surgem à vista. De particular interesse é o Museu Naan, que homenageia o famoso pão que é parte integrante da dieta, especialmente dos uigures.


Quando falo sobre "comida de Xinjiang", queremos dizer cozinha tradicional Uigur. A razão é que cerca de metade da população de Xinjiang pertence à minoria Uigur, um grupo étnico muçulmano que tem sua própria língua e cultura.


Embora Xinjiang represente aproximadamente 15% de todo o território chinês, a grande maioria é composta por desertos e montanhas. Portanto, muito poucos vegetais são capazes de crescer aqui, apenas cebolas, cenouras, pimentões e tomates.


Pelo contrário, em Xinjiang você pode encontrar muitas frutas, especialmente no verão . Os mais comuns são uvas, melões, melancias, pêssegos e figos. 

Você encontra carne, muita carne. No entanto, como o povo de Xinjiang é muçulmano e não come carne de porco, a escolha é entre carne bovina e de cordeiro.

Kawap (kebabs de cordeiro assado ou espetos)

A carne de cordeiro (ou ovelha) é de longe a mais comum em Xinjiang, a ponto de uma barraca de kebab de cordeiro poder ser encontrada em quase todos os cantos de Kashgar e Urumqi, a capital da província.

A foto acima mostra os clássicos kebabs de cordeiro de Kashgar. Eles são compostos de três pedaços de carne e um pedaço de gordura. Embora a comida em Xinjiang seja geralmente bastante picante, os kebabs preparados em Kashgar só têm sal e alguns temperos leves.


A foto acima mostra a barraca de kebab grelhado ( kawap em uigur) 


Este é o tipo de kebabs de cordeiro que você pode encontrar em todos os lugares da China. Xinjiang é uma província pobre e muitos uigures deixaram suas casas para trabalhar no leste da China, que oferece mais perspectivas econômicas. 

Da pan ji (sopa de frango)


Não é originalmente um prato uigur, então até os uigures se referem a ele em mandarim.

O termo chinês da pan ji pode ser traduzido como "prato de frango grande". O nome é bastante preciso. Da pan ji é uma sopa de frango picante com batatas, pimentões e cebolas. Como você pode ver na foto abaixo, você pode pedir ao garçom para adicionar macarrão ( la mian ) para completar o prato.


Você só precisa procurar um pequeno restaurante (que geralmente será bem humilde), de propriedade de pessoas de Xinjiang. A melhor maneira de encontrá-los é procurar um sinal que tenha 新疆 (que significa “Xinjiang”) ou 大盘鸡 (que significa “ da pan ji ”) escrito nele.

Laghman (macarrão ou macarrão)


Em Xinjiang, o alimento básico é o trigo (em vez do arroz, como na maior parte da China e do Sudeste Asiático).

Laghman , massa artesanal com carne de cordeiro, cebola e pimentão, é especialmente popular.

Se você estiver visitando Beijing, Shanghai ou qualquer outra cidade chinesa e não conseguir encontrar um restaurante em Xinjiang, pode procurar um restaurante em 兰州拉面 ( Lanzhou lamian ), que pode ser encontrado em qualquer esquina na grande maioria dos chineses cidades.

Lanzhou é a capital da província de Gansu, que fica perto de Xinjiang, e o macarrão que você encontra aqui é muito parecido com o encontrado em Xinjiang. No entanto, em um restaurante em Lanzhou Lamian , a seleção de pratos geralmente é bastante limitada e você não pode obter o resto dos pratos típicos de Xinjiang ( da pan ji , espetos de cordeiro, etc). 


O cozinheiro também acrescentou um pouco de tudou si (batatas raladas) e o prato fica especialmente saboroso.

Liang mian (macarrão frio)


Este não é um prato uigur, na verdade é um prato hui (o povo hui é outra minoria étnica da província de Xinjiang).

Como você pode ver, é uma versão mais pobre dos pratos anteriores, pois vem sem carne e legumes. 

Polu (arroz frito com cordeiro)


Embora o principal alimento básico de Xinjiang seja macarrão e naan (pão achatado muçulmano), você ainda pode encontrar um pouco de arroz, especialmente no leste e norte de Xinjiang (não vi nenhum arroz em Kashgar).

Em particular, você pode encontrar arroz frito cozido com óleo vegetal, cenoura e carne de cordeiro. É muito bom, mas tome cuidado porque não é muito fácil de digerir.

Este prato é chamado polu em uigur e zhua fan em mandarim.


naan (pão achatado)


Em Xinjiang você encontrará naan . Geralmente cozido em forno portátil e vendido na rua (veja fotos abaixo).


A técnica de cozedura do pão é muito interessante, pois o padeiro espeta o pão no interior do forno.

Figos

Você encontrará muitas frutas em Xinjiang. Chama atenção os figos em Kashgar, pois normalmente são visto somente em países mediterrâneos.


Fonte: https://www.saporedicina.com/es/comida-de-xinjiang/


Fazer turismo na China é conhecer o lar de um quinto da população da Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário