A flor de Lótus, chamada no Japão como “Hasu no Hana” (ハスの花), tem uma beleza excepcional, além de um grande significado na cultura oriental. A principal razão é porque suas raízes nascem em meio ao lodo e seu caule se desenvolve até o botão da flor surgir na superfície e desabrochar ao sol.
À noite as pétalas da flor se fecham e a flor mergulha debaixo d’água. E quando o dia amanhece, a flor de lótus recomeça seu ciclo, levantando-se das profundezas até ressurgir à superfície. O simbolismo está na sua capacidade de enfrentar a escuridão e florescer tão limpa, imaculada e formosa.
No Japão, existem muitos locais onde podemos apreciar jardins repletos de flor-de-lótus. O cultivo dessas flores é comum pois suas raízes (Renkon) são usadas como ingrediente em diversos pratos japoneses. A floração da flor-de-lótus ocorre entre meados de julho e meados de agosto.
Sankei-en Garden é um jardim belíssimo localizado em Yokohama, província de Kanagawa. Este jardim possui um lago repleto de encantadoras flores de lótus. O jardim fica do lado direito do parque, logo após o portão de entrada. A melhor hora para ver as flores é entre 7 e 9 da manhã.
Santuário Tsurugaoka Hachimangu também está localizado na província de Kanagawa e é o santuário xintoísta mais importante da cidade de Kamakura, construído em 1063. As flores-de lótus nascem na lagoa Genpei e estão em plena floração durantes os meses de julho e agosto.
Ueno Koen é um dos parques mais famosos de Tokyo. Neste parque podemos ver a natureza em ação durante as 4 estações. Durante o verão, o destaque vai para as belíssimas flores de lótus que florescem em abundância durante os meses de julho e agosto na lagoa Shinobazu, localizado ao sul-oeste do parque.
Kodaihasu no Sato (Antiga Lagoa de Lótus) é praticamente um santuário das flores de lótus, localizado em Gyoda, província de Saitama. São cerca 120.000 flores de lótus de 42 tipos diferentes. A melhor época para ver as flores é entre o início de junho e início de agosto.
Hanahasu Koen, localizado em Minami Echizen, província de Fukui, é famoso por ter a maior área de cultivo de flores de lótus do Japão. O Lotus Park (Hanahasu Koen) apresenta 120 variedades de lótus do mundo todo que florescem todos os anos entre meados de julho e meados de agosto.
Em Yamaga, província de Kumamoto, há uma área com cerca de 13 tipos de flores de lótus, incluindo a Lótus Oga que dizem ter mais de 2.000 anos de idade. As sementes são do período de Jomon e foram achadas pelo Dr. Ichiro Oga em 1951, durante uma escavação em um sítio pré-histórico em Chiba.
Heian Jingu é um santuário impressionante em Kyoto, conhecido por suas cerejeiras que florescem durante a primavera. Mas no verão, quem brilha são as flores de lótus que enfeitam as lagoas do Jardim Shin’en, localizado ao redor do santuário.
Izunuma e Uchinuma são dois lagos pantanosos localizados no norte da província de Miyagi. São considerados valiosos tesouros de recursos naturais, além de serem repletos de flor de lótus. Durante o verão, os turistas podem fazer um tour de barco para apreciar as lindas flores aquáticas.
Jonuma e Kojonuma são duas lagoas situadas no Tsutsujigaoka Koen em Tatebayashi. Este parque fica próximo à Câmara Municipal da cidade e é famosa por suas azaleias. As lagoas do parque ficam repletas de flores de lótus de 200 variedades. Entre 10 de julho e 15 de agosto, ocorre o Shiro-numa Hasu Matsuri, um festival onde é possível fazer um cruzeiro de barco por entre as flores.
Chiba Koen está localizado perto da Estação de Chiba e possui uma bela lagoa com cerca de 500 flores de lótus que florescem a partir de meados de junho e início de julho. O parque é famoso por seu paisagismo, além de lagos e passeios de barco. É um ótimo local para tirar boas fotos da natureza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário